Topo

Programa do SporTV é acusado de machismo ao analisar polêmica no basquete

UOL Esporte

05/09/2014 12h08

Crédito da imagem: Reprodução

O Redação SporTV desta sexta-feira foi marcado por uma polêmica. Ao analisar o comentário realizado pelo locutor Carlos Olías de Lima, que foi afastado do Mundial de basquete por uma declaração machista sobre as cheerleaders do torneio, André Rizek e os comentaristas do programa acabaram sendo acusados de sexismo nas redes sociais.

O caso aconteceu nesta quinta-feira (04), durante a partida entre República Dominicana e Nova Zelândia. Em um dos intervalos do jogo, as cheerleaders entraram em quadra para sua apresentação. Ao fim da dança ao som de "Bailando", música de Enrique Iglesias, o locutor disse:"Quem dera passar uma noite com uma das dançarinas".

No entanto, a jornalista Maitane Junquito criticou o comentário em artigo no site espanhol En Cancha, com a manchete "Espanha 2014: machismo no Mundial de basquete", o que custou o afastamento do locutor

Tudo começou quando Arthur Dapieve, um dos convidados da atração, afirmou que o locutor apenas elogiou as garotas. "A maldade parece estar na cabeça da jornalista porque uma noite louca pode ser uma noite de xadrez, seria uma noite louca. Besteirada. Se o cara tivesse sido grosseiro eu concordaria com o pedido de desculpas, afastamento. Ele fez um gracejo, mas, do meu ponto de vista, ele estava enchendo a bola daquelas moças. Claro que vou ser considerado machista, mas elas não representam a fina flor da mulher espanhola", disse.

Em seguida foi a vez do italiano Dani Monti, outro convidado, dar a sua opinião sobre o tema. "Você está colocando aquelas meninas ali para agradar a torcida masculina, é normal no esporte. O comentário de repente foi grosseiro. Pode afetar a personalidade de alguém. Ele poderia ter falado que era para quem não era casado, não sei. Não achei nada demais", analisou.

"Todo mundo sabe a fraqueza do homem. O homem também gosta de um visual bonito. Essas meninas eram lindas, fizeram uma coreografia linda. Nada impede de falar que são lindas. Imagina se ele falasse o contrário? Aí eu acho que afetaria as meninas que estão ali para fazer o papel de bonitas. Qual mulher não gostaria de receber um elogio? O cara fez um elogio, do jeito dele. De repente grosseiro para alguém, mas um elogio", afirmou.

Rizek tentou explicar que o fato de a organização do torneio colocar garotas com roupas curtas em quadra já é um ato sexista. Só que a interpretação nas redes sociais foi outra e o programa passou a ser criticado. O apresentador notou a repercussão negativa e voltou a esclarecer o seu pensamento, pedindo desculpas pelo mal-entendido.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Programa do SporTV é acusado de machismo ao analisar polêmica no basquete - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV