Topo

Galvão só critica Felipão aos 45 do 2º T e cobra 'transformação urgente'

UOL Esporte

12/07/2014 21h25

Quem acompanha a seleção brasileira pela Globo deve ter se surpreendido com a narração da partida válida pelo terceiro lugar da Copa. Depois de quase dois anos de muitos elogios e leves reparos a Luiz Felipe Scolari, Galvão Bueno finalmente se sentiu à vontade para criticá-lo duramente.

A revolta do narrador não se esgotou nos 90 minutos do jogo. Em intervenção no "Jornal Nacional", ele pediu uma "transformação urgente" na seleção brasileira:

"Nos últimos dois (jogos), enfrentamos seleções do nosso nível, sócias do clube (das grandes seleções), e os resultados nos deram a certeza que a seleção brasileira precisa urgentemente de transformação, tática ou na forma de trabalhar", disse Galvão, usando a Alemanha como exemplo a ser seguido.

"Melhor forma (de mudança) seja ter a Alemanha como inspiração. Eles, já tricampeões, entenderam que não seria vergonha recomeçar, fazer um novo trabalho que trouxesse de volta ao topo", completou.

Nem mesmo durante o chocante 7 a 1 da Alemanha, Galvão foi tão incisivo em sua avaliação quanto na tarde deste sábado. A crítica mais pesada, repetida várias vezes, dirigiu-se à explicação que o técnico havia dado para a goleada ("Foi um apagão de seis minutos"). Galvão insistiu: "Não foram seis minutos de apagão. O jogo de hoje comprova isso", disse.

O narrador também lamentou o fato de Felipão não ter, à maneira de outros treinadores, promovido treinos fechados durante a fase de preparação para a Copa. Também disse que faltou treino à equipe.

O comentário motivou, no Twitter, a lembrança que a própria Globo, por meio do programa de Luciano Huck, interrompeu um treinamento da seleção para fazer uma gravação.

Encerrada a partida, Galvão voltou a criticar Felipão, depois que uma câmera mostrou o técnico falando um palavrão em direção ao árbitro da partida. "Não era o momento para o Felipão dar bronca em juiz", cornetou o narrador.

Acho que Galvão tem todo o direito de criticar Felipão e quem mais ele quiser. O que surpreendeu, neste caso, foi a súbita mudança de postura. Como bom narrador que é, duvido que ele só tenha descoberto agora que esta seleção tinha problemas sérios.

Mauricio Stycer
Do UOL, no Rio

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Galvão só critica Felipão aos 45 do 2º T e cobra 'transformação urgente' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV