CNN estreia mesa-redonda de futebol e aposta em debate mais 'high-tech' do mundo
UOL Esporte
08/02/2013 12h40
Bruno Freitas
Do UOL, em São Paulo
Com aposta no poder da interatividade e do alcance de transmissão para mais de 200 países, a CNN acaba de estrear um programa sobre futebol em sua grande internacional, o CNN Football Club. Apesar dos recursos de tecnologia e do dinamismo que marca a linguagem da emissora, o debate em frente às câmaras não deixa de ser uma versão da clássica mesa-redonda, tão tradicional na televisão brasileira há décadas. Mesmo assim a promessa dos criadores é de uma atração inovadora no gênero.
O programa é conduzido dos estúdios de Londres pelo jornalista português Pedro Pinto, na emissora desde 1998, profissional que também atua como mestre de cerimônias de eventos oficiais de Fifa e Uefa. O apresentador relata que vinha batalhando há dois anos para inserir uma atração de futebol na CNN, emissora de notícias tradicionalmente voltada a temas da atualidade político-social.
"A CNN tem como prioridade ser o canal de notícias mais competente do mundo. A prioridade número 1 é informação. Mas tínhamos essa experiência, de executivos e jornalistas, que viajam pelo mundo e conhecem o impacto social que o futebol tem. Mais cedo ou mais tarde o futebol teria um espaço assim na CNN. O desporto não é só uma modalidade, tem o seu impacto empresarial, cultural. Essa é a ideia mais interessante, por isso atrai tanto interesse. Nossa proposta era criar uma conversa global, então os executivos da emissora gostaram e aprovaram", afirmou Pinto em entrevista ao UOL Esporte, de Londres.
O CNN Football Club fez sua estreia na última quinta-feira, recebendo o atacante inglês Michael Owen. O veterano jogador do Stoke City ajudou no debate sobre o confronto entre duas de suas ex-equipes, Manchester United e Real Madrid, na próxima semana, pela Liga dos Campeões.
Sobre o mesmo jogo, o comentarista Ben Wyatt abusou dos recursos de tecnologia disponíveis na emissora para comparar o desempenho estatístico dos adversários Cristiano Ronaldo e Robin van Persie na atual temporada. Segundo Pedro Pinto, esta será uma das identidades da atração, aliada à participação constante da audiência.
"Esta é a vertente, a parte mais dinâmica no programa. Queríamos algo que apostasse tanto nessa parte interativa. Em um programa de meia hora, teremos três ou quatro perguntas por Skype para o convidado, além dos comentários pelas mídias sociais. A grande aposta é incluir esta grande comunidade de adeptos de futebol. Não é todo dia que você pode conversar com Michael Owen, Michael Ballack, Marcel Desailly", explica, com uma dica sobre os próximos convidados. "Ainda não tinha visto um programa assim", adiciona, em menção aos debates do gênero.
Na proposta de interatividade, a emissora diz esperar contar com a participação do público para construir a pauta do debate, através do Twitter, na conta do programa (@CNNFC) e de seu apresentador (@pedrocnn). Nos próximos dias o CNN Football Club ganhará uma página oficial na web para facilitar a conversa com o público.
APRESENTADOR TEVE PRIMEIRA GRANDE CHANCE NA EMISSORA EM ENTREVISTA COM RONALDO EM 1999
Hoje à frente do programa de debates de futebol da CNN, Pedro Pinto (na foto acima, à direita, com Michael Owen) começou a despontar na emissora no final dos anos 90, com um empurrão do idioma português na missão de entrevistar o melhor jogador do mundo naquele momento.
"[O português] ajudou muito, principalmente na minha primeira grande entrevista, em 1999. Eu só fiz porque falava português, foi com o Ronaldo Fenômeno, depois da final da Copa de 1998. Ficamos vários meses tentando a entrevista com a Inter de Milão. Conseguimos autorização, e a emissora mandou a mim, que falava português, apesar de ser o mais novo da equipe. Tinha 24 anos", relata o apresentador.
"O português ajudou imensamente. Já entrevistei Kaká, Ronaldinho, Roberto Carlos, Gustavo Kuerten. Os portugueses costumam falar inglês, que é o idioma da emissora. Fiz entrevistas com Cristiano Ronaldo e José Mourinho em inglês", acrescenta.
Inicialmente com foco de discussão na Liga dos Campeões, o CNN Football Club vai ao ar no Brasil às quintas-feiras, às 15h.
Sobre o Blog
A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.