Topo

"Cartãozinho Verde" estreia e diverte ao debater futebol no estilo "criança fala a verdade"

UOL Esporte

23/04/2012 20h46

Por Ricardo Zanei

Sem alarde, a TV Cultura estreou na noite desta segunda-feira o "Cartãozinho Verde", programa de debate esportivo em que os comentaristas giram entre 8 e 12 anos. Sabe aquela máxima que criança sempre fala a verdade? Se depender do que os analistas mirins disseram na estreia, surgiu o programa de esportes mais sincero da TV brasileira.

Segundo a emissora, o programa irá ao ar diariamente a partir das 19h15, com 15min de duração. O comando é da atriz e educadora Cristina Mutarelli, a tia Marli de "Mundo da Lua" e Zoraide de "Caras e Bocas", entre outros trabalhos. Pelo que aconteceu na estreia, é pouco tempo para as análises dos especialistas, cada um com a camisa de seu time de coração: o corintiano João Braga, o palmeirense Eric Lanfredi, o são-paulino Pedro Crema e o santista Matheus Ribeiro.

A estreia contou com os gols das semifinais do Paulistão, ilustrados por comentários que prezaram pela total sinceridade. "Não gosto do Júlio César", disse um, quando os gols de Corinthians x Ponte Preta passavam na TV. "Quem gosta?", retrucou outro.

O corintiano João Braga foi taxativo em suas análises. "Acho que ele foi espalmar para fora e espalmou para dentro. Ele se acha o melhor goleiro do mundo", disse, sobre o primeiro gol sofrido pelo goleiro alvinegro. "O time jogou muito mal, a vitória para o Táchira fez muito mal para o time. Achou que ia ganhar muito fácil, mas nos três gols teve falha", afirmou.

Os "comentários-verdade" continuaram com os gols de Guarani x Palmeiras na tela. "Os três gols foram falhas do Deola", disse um. "Sempre que é gol olímpico parece que o goleiro errou", afirmou outro. "Outro glu-glu. O Cicinho não acompanhou. Todo mundo falhou nesse gol", completou o terceiro analista.

Para o palmeirense Eric Lanfredi, "o Palmeiras não jogou nada". "Deola falhou nos três gols, Cicinho não acompanhou no segundo e terceiro gols", comentou. Já o pequeno corintiano lembrou a derrota alviverde para o seu time na fase de classificação. "O Palmeiras estava jogando bem ao longo do Paulista, mas perdeu para o Corinthians e começou a jogar mal."

Com o tempo acabando, os gols de São Paulo x Bragantino tiveram poucos comentários. A falta bem cobrada de Luis Fabiano foi "à la Marcos Assunção", e o são-paulino Denis "fez a mesma coisa que o Julio Cesar" no gol da equipe do interior. Já o gol de Neymar em Santos x Mogi Mirim teve um "uhu!" de Cristina, deixando no ar qual é o seu time de coração.

Antes do fim, uma homenagem à estrela santista, e os comentaristas mirins dançaram "Eu quero tchu, eu quero tchá", de João Lucas e Marcelo. Com as letrinhas subindo, nada melhor do que as brincadeiras de criança: dois garotos trocaram passes, e outros dois jogaram futebol de botão. E fim de jogo.

"Cartãozinho Verde" começou sem fazer barulho e não chamou nenhum super-comentarista da TV brasileira para analisar o futebol. Pelo contrário, tratou o mundo da bola como uma grande brincadeira de criança e divertiu pela simplicidade e sinceridade. E como criança sempre fala a verdade, o programa estreou com um golaço.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

"Cartãozinho Verde" estreia e diverte ao debater futebol no estilo "criança fala a verdade" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV