Topo

No adeus de Ronaldo na seleção, história de amor entre Ronaldo e Galvão tem desfecho na TV

UOL Esporte

07/06/2011 07h01

Ronaldo e Galvão Bueno em trecho de entrevista para o Bem, Amigos

Ronaldo levará até o último instante da carreira uma das tabelinhas mais bem-sucedidas em sua trajetória no futebol. O Fenômeno fez bem a sua parte em campo, mas virou mito para o torcedor da seleção através das clássicas narrações de "Rrrrronaldinho" assinadas por Galvão Bueno, na relação que simbolizou seu tratamento de proximidade e privilégios com a TV Globo nos tempos de jogador. Uma verdadeira história de amor.

Por outro lado, o narrador da Globo foi alçado da popularidade da "era Senna" à condição de ícone do futebol na televisão nacional simultaneamente (e graças) ao acompanhamento pelos microfones da trajetória cinematográfica de Ronaldo no futebol, pontuada por tragédias, superações e glórias. Paralelamente à história do Fenômeno, Galvão viraria um alvo de torcedores em estádios, em manifestações tanto de apreço como de chacota.

Rrrronaldinho virou Rrrronaldo

Foram três Copas do Mundo com Ronaldo protagonista da seleção (1998, 2002 e 2006) e a voz de Galvão levando as emoções do torneio ao país. Ao longo deste período, a narração de "Rrrrronaldinho" acabou virando só "Rrrrronaldo", em razão do aparecimento do xará gaúcho do Fenômeno no meio do caminho. "Mas para mim será sempre o Ronaldinho", disse Galvão no comando de seu Bem, Amigos na última segunda-feira.

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/11667968[/uolmais]

A relação da dupla através das transmissões de jogos da seleção se tornou tão caricata que ambos viraram personagens famosos no humorístico Casseta e Planeta. No programa, o falecido Bussunda eternizou a imitação de Ronaldo com seu crescimento de peso (Fofômeno), enquanto o colega Hubert criou o personagem Gavião Bueno, que delirava aos enfileirar os "erres" relatando os lances do Fenômeno.

Num esquete antológico do humorístico da Globo, Gavião Bueno narra as atividades de Ronaldo como novo pai, após o nascimento de seu primeiro filho, e diz ter adorado a escolha do nome do bebê, com a letra que tanto gosta de usar: "Chama Rrrronald!!!".

Ronaldo participa do Casseta e Planeta com o personagem Gavião Bueno

"Eu confesso que vou estar na torcida enorme para você fazer um gol, para poder mandar aquele 'Rrrronaldinho', com aquele R sem fim", afirmou Galvão ao amigo Ronaldo em trecho de entrevista exibida pelo Esporte Espetacular do último domingo.

Um dos momentos históricos envolvendo os ícones da seleção e da Globo aconteceu instantes antes da final da Copa de 1998, quando Edmundo apareceu na escalação oficial no lugar de Ronaldo, que naquele dia sofreu uma convulsão de causas ainda desconhecidas. O Fenômeno acabaria jogando a decisão contra a França, mas sua exclusão da escalação inicial deixou Galvão quase sem palavras ao vivo, meio perdido diante das câmeras.

[uolmais type="video" ]http://mais.uol.com.br/view/11668166[/uolmais]

Mas a relação entre Ronaldo e Galvão passou dos limites da televisão, ultrapassou o distanciamento convencional entre esportista e homem de mídia. Assim como viveu com Senna e hoje vive com Massa e Barrichello, o narrador trouxe o atacante para seu círculo íntimo de relação pessoal. Os dois passaram a frequentar a casa um do outro, jogaram golfe juntos e viraram grandes amigos.

No material gravado para o Esporte Espetacular do último domingo, Galvão Bueno introduziu o entrevistado tratando ele "como se fosse filho, um amigo, sei lá, um irmão mais novo".

Não por coincidência, Ronaldo fez do Bem, Amigos o programa de televisão em que mais apareceu in loco nos estúdios em sua carreira profissional. E este privilégio concedido aos amigos sempre foram compensados. Na cadeira da atração de Galvão Bueno na TV fechada o Fenômeno sempre foi tratado com reverência pela bancada titular de comentaristas e pelos demais convidados. Temas desagradáveis como o controle de peso geralmente eram barrados pelo clima de camaradagem.

Na segunda-feira, véspera da partida de despedida pela seleção, não foi diferente. Galvão comandou a sessão de reverência ao atacante, em programa transmitido pelo Sportv ao vivo do Pacaembu. A presença de Ronaldo marcou ainda a primeira aparição do narrador no comando da atração em 2011. Neste ano, o narrador esteve mais deslocado nas transmissões de Fórmula 1, em espécie de "exílio" baseado em sua casa de Mônaco.

O festival de bajulação ao ídolo que se aposenta foi grande. "Quando gritava 'Olha o gol, olha o gol…' o narrador sabia que ia sair gol", disse Galvão após um VT de gols de Ronaldo.

Sempre afinado com a Globo

Em momentos importantes de sua carreira Ronaldo recorreu à boa relação com a Globo quando precisava se expor. Um dos mais emblemáticos destes momentos foi a entrevista a Patrícia Poeta no Fantástico, em 2008, para se explicar à opinião pública após o episódios com travestis no Rio.

Ronaldo como comentarista em transmissão da Liga dos Campeões na Globo

Mais recentemente, após deixar o futebol profissional, Ronaldo atuou como comentarista em transmissões da Globo dos dois clássicos entre Barcelona e Real Madrid na semifinal da Liga dos Campeões.

Perto de seu jogo de despedida, o maior artilheiro das Copas ainda encarou uma verdadeira maratona por programas globais, numa espécie de divulgação da partida que terá transmissão da emissora para todo o país. Ronaldo esteve com Galvão no Esporte Espetacular e no Bem, Amigos, e ainda apareceu em entrevistas no Jornal Hoje e Sportv Repórter.

"Poxa, eu só trabalho para a Globo e o Sportv, não me dão nem lanche. No São Cristóvão me davam lanche", disse Ronaldo no Bem, Amigos de segunda, em tom de brincadeira, lembrando o modesto primeiro clube da sua carreira.

Ainda na segunda, durante um dos eventos de homenagem na véspera do jogo festivo pela seleção, Ronaldo agradeceu a imprensa que acompanhou sua carreira citando nominalmente dois profissionais conhecidos da Globo. Nenhuma menção para jornalistas de outras empresas.

"Eu sei que correspondi jogando futebol. Mas a seleção desde o início abriu portas para o futuro, me deu projeção mundial. Então só tenho a agradecer, assim como a vocês também, aos jornalistas que cobriram essa trajetória inteira, como o Mauro Naves, o Tino (Marcos) e tantos outros. Essa é uma lembrança incrível", afirmou.

Fotos: Reprodução e Divulgação/Globo

Ronaldo se despede contra europeus, seus principais carrascos na seleção

Ronaldo pediu injeção após dores em treino

Ronaldo sugeriu contratação de Neymar ao Real Madrid, diz jornal

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

No adeus de Ronaldo na seleção, história de amor entre Ronaldo e Galvão tem desfecho na TV - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV