Topo

Final da C. América 1989 teve 4 canais abertos e Chico Anysio no "tatiquês"

UOL Esporte

06/07/2019 04h00

O Brasil tem a chance amanhã (7) de conquistar novamente uma Copa América em casa, diante de milhares de torcedores no Maracanã, como aconteceu há 30 anos. Em 1989, a decisão do torneio pôde ser vista em quatro emissoras abertas, numa situação bem distinta em relação à atual. E ainda teve uma peculiaridade: os comentários de Chico Anysio na Rede Globo, com direito a "tatiquês" nas análises.

A vitória brasileira por 1 a 0 sobre o Uruguai foi transmitida por Globo, SBT, Manchete e Bandeirantes. Embora não tenham mostrado a partida, as outras emissoras abertas, Cultura, Record e Gazeta, mostraram os lances do triunfo do Brasil em programas esportivos que foram ao ar no período da noite.

A transmissão de Brasil x Uruguai teve a narração de Galvão Bueno na Globo. Além de Chico Anysio, Raul Plassmann analisou o duelo no intervalo. A reportagem ficou com Tino Marcos, no seu primeiro ano como repórter da seleção – Arnaldo Cezar Coelho só estreou na Globo no fim daquele ano.

Com bastante espaço na transmissão, Chico Anysio foi chamado por Galvão Bueno em diversas ocasiões. O humorista mostrou desenvoltura e fez até análise tática.

"O Brasil vai ter a prova hoje do seu esquema defensivo, porque o Uruguai joga no mesmo esquema do Brasil. Mas há uma diferença. O Brasil tem na frente dois centroavantes. O Uruguai, dois extremos", disse antes de a bola rolar no Maracanã.

Ao fim do primeiro tempo, Chico pediu jogadas de linha de fundo ao time de Sebastião Lazaroni. "Falta o meio-campo chegar mais no Bebeto e no Romário para que o gol saia. E jogadas de linha de fundo, que o Brasil quase não fez", ressaltou.

O artista estava certo. Foi por meio de uma jogada pelo lado, com passagem e cruzamento de Mazinho após toque de Bebeto, que o Brasil marcou o gol do título – Romário completou de cabeça aos quatro minutos da etapa final.

"Jogada de linha de fundo, a jogada que o Brasil não fez no primeiro tempo. Agora, na primeira vez que o Brasil fez, a bola veio como o Romário gosta. Ele, baixinho como é, chegou antes do goleiro, deu um toque maravilhoso e botou a bola no fundo", frisou Chico logo depois.

Ao fim do jogo, o humorista, que era vascaíno, celebrou a conquista, citou dados históricos – como o último título sul-americano do Brasil, em 1949, e ainda encheu a bola do técnico Lazaroni, bicampeão estadual com o Vasco em 1987 e 1988.

"O Brasil foi campeão em São Januário [em 1949, no Sul-Americano]. Depois que o Maracanã foi construído, nunca tinha sido campeão da Copa América. Foi uma vitória linda e muito merecida. Agora quem quiser tirar o Lazaroni vai ter de dar muitas explicações. Ele está fazendo um trabalho bonito", afirmou.

A narração do SBT ficou com Luiz Alfredo, com comentários de Orlando Duarte. Roberto Cabrini e Ivo Morganti participaram da transmissão. Na Manchete, Alberto Léo comandou os trabalhos, com João Saldanha na análise.

Em tempo: apesar de o Maracanã ter recebido um público de 148.068 presentes, o jogo não foi liberado para a cidade do Rio de Janeiro. Na Globo, as imagens do Maracanã só ficaram disponíveis para a capital fluminense dois minutos depois do apito final.

Diego Salgado, José Edgar de Matos e José Eduardo Martins
Do UOL, em São Paulo

 

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.