Topo

Zé Elias diz que Tite demorou para mexer e atrapalhou Coutinho

UOL Esporte

19/06/2019 20h21

Na edição de hoje (19) do "Futebol na Veia", o comentarista Zé Elias fez uma análise tática da seleção brasileira no duelo de ontem contra a Venezuela pela Copa América. Na opinião do ex-jogador do Corinthians, Tite posicionou mal Philippe Coutinho e demorou para mexer no time.

Leia também:

O comentarista afirmou que, além de Coutinho não funcionar bem no 4-1-4-1 montado por Tite, outros jogadores acabaram desfavorecidos pelo esquema de jogo escolhido.

"O Tite já jogou no sistema 4-1-4-1 no Corinthians. Quando você treina esse sistema, tem que saber os prós e os contras. Ontem, o que fizeram com o Coutinho foi um crime. É lógico que ele jogou mal. […] Como é que ele vai jogar? Se a bola não passa, e quando passa, ele está de costas para o gol. Aí, ele toca a bola para trás e vai procurar um espaço. […] Deixou o Richarlison jogando aberto por um lado só indo para o fundo. Quando ele chegava no fundo, tinha um marcado, e mais um ou dois na cobertura. É questão tática, o treinador tem que ver que não está deixando o jogador jogar", declarou Zé Elias.

O ex-jogador também disse que o jogo de ontem lembrou a derrota do Brasil para a Bélgica na Copa do Mundo, quando o treinador demorou para fazer mudanças durante o jogo.

"Você tem várias opções, mas o treinador fica preso. Ontem aconteceu a mesma coisa que aconteceu no primeiro tempo de Brasil x Bélgica. […] Eu já falei antes do Tite aqui, de algumas limitações. O melhor momento dele no Corinthians é com um time fechadinho, jogando com bolas paradas, contra-ataques, um time eficiente. Na seleção, ele tem que propor o jogo, tem que criar situações para jogar. Não é o forte da carreira dele. Ele está sendo testado para criar estas situações muito rápido e não tem criado", complementou.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.