Topo

Globo estuda demissão de Mauro Naves após envolvimento em caso Neymar

UOL Esporte

07/06/2019 19h20

O Grupo Globo informou em nota lida no Jornal Nacional da última quarta-feira (5) que o repórter Mauro Naves foi afastado das atividades na cobertura esportiva por conta do envolvimento no caso de acusação de estupro contra Neymar. "Há evidências de que suas atitudes neste caso contrariaram a expectativa da empresa sobre a conduta de seus jornalistas", disse a emissora. O clima dentro da TV, no entanto, é mais pesado ainda.

Com um entendimento de que Mauro participou ativamente da negociação entre Najila Trindade, o advogado José Edgard Bueno e Neymar Pai após as noites dos envolvidos em Paris, a cúpula global colocou na mesa a discussão sobre a demissão do jornalista – não somente um afastamento para esclarecimento – e passou a considerar a hipótese do desligamento definitivo.

Leia mais

Integrantes da família Marinho asseguram internamente que as tais evidências vão além do que Mauro defendeu na primeira vez que foi confrontado – ele afirmou que apenas teria passado o número de celular de Neymar ao ex-advogado da mulher, José Edgard Bueno.

Membros da cúpula do Grupo Globo estiveram em São Paulo, cidade de origem de Naves, nos últimos dias para entender melhor o caso. Nenhuma decisão deverá ser tomada antes de depoimentos e confirmação de evidências por parte da Polícia. A demissão, no entanto, é pauta de conversas constantes dos diretores.

Na Globo há 31 anos, Mauro Naves estava na Granja Comary desde o dia 21 de maio acompanhando a seleção brasileira. Na manhã de quarta (5), deixou o Centro de Treinamento em Teresópolis (RJ) e embarcou para Brasília. Ele se preparava para a transmissão do jogo entre Brasil e Qatar quando foi afastado. No momento, o profissional está em São Paulo com familiares.

Evitando contatos, Mauro tem mantido conversas apenas com pessoas mais próximas. Em algumas conversas, disse estar tranquilo aguardando o desfecho do caso.

Globo estudava redução salarial

Profissional renomado da casa, Naves vinha acompanhando a decisão da Globo de rever seu contrato, acompanhando uma política recente da casa. Assim como Galvão Bueno, o repórter poderia ter seu salário reduzido. Nada, no entanto, havia sido definido.

Internamente, muitos colegas defenderam Mauro Naves em um primeiro momento, diante da versão de fornecer apenas o telefone de Neymar Pai. Na sequência, com as informações de a cúpula da TV de que o envolvimento era maior, muitos se calavam, outros lembravam da relação íntima do jornalista com outros boleiros.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.