Topo

Chico Silva: Band vira "relações públicas" de Neymar em caso de estupro

Chico Silva

03/06/2019 12h02

Neymar ganhou uma "advogada" de peso na acusação de estupro feita por uma jovem de 26 anos. Na manhã de hoje, o "Aqui na Band", programa de variedades apresentado pelo ex-global Luís Ernesto Lacombe e por Sílvia Poppovic, dedicou quase todo o seu tempo no ar para uma defesa do jogador da seleção e do PSG.

A espécie de "operação Limpa Reputação" contou com a providencial presença do pai do jogador, Neymar da Silva Santos, e do diretor financeiro do Instituto Neymar Jr, Altamiro Lopes Bezerra, que aproveitou a ocasião para divulgar o leilão beneficente da entidade, que será realizado em 10 de julho.

Leia também:
Diretor de programa da Band que teve Neymar pai comanda projetos do jogador
Laudo relata hematomas e estresse pós-trauma de mulher que acusa Neymar
Mulher que acusa Neymar de estupro entregou imagens e "dossiê" à polícia

Não. Você não leu errado. Ao lado das justificativas e alegações sobre o que houve em Paris (segundo o pai "Juninho foi um cavalheiro e acabou iludido pela moça", no que foi prontamente endossado por Lacombe), a atração se prestou ao papel de promotora "extra-oficial" do evento que busca arrecadar fundos para o instituto com sede em Praia Grande, cidade onde o jogador passou parte da infância e adolescência.

Foi inclusive exibido um vídeo promocional do instituto com depoimentos de amigos ilustres de Neymar, como Messi, Suarez, Marquinhos e Gabriel Jesus. Não será nenhuma surpresa se o canal ganhar o direito de transmitir o evento com exclusividade.

Voltando ao caso, Lacombe fez questão de ressaltar que desconfiava da versão de moça, pois no dia seguinte ao suposto crime Neymar havia trocado mensagens carinhosas com ela. Tudo isso embasado pelo vídeo divulgado pelo jogador, até o momento o único registro público do imbróglio. Nessa madrugada o vídeo foi retirado da página do oficial Instagram do camisa 10 da Seleção e do PSG.

E não parou por aí. Ana Paula Gimenez, advogada que faz participações ocasionais no "Aqui na Band", se portou como se fosse contratada por Neymar pai. Em certo momento disse que as acusações poderiam se voltar contra a moça, pois ela poderia estar cometendo o crime de "denúncia caluniosa".

Segundo Ana Paula, as provas para isso seriam os vídeos e "nudes" que ela teria enviado para o jogador. As imagens demonstrariam que tudo teria sido consensual. Imediatamente Lacombe emendou que se trataria de "provas que protegem o Neymar". Sílvia Poppovic até tentou fazer alguns contrapontos. Mas sem muita firmeza e convicção.

Prato indigesto

O ápice do constrangimento foi a participação da chef Luiza Hoffmann. Ela dedicou os pratos que ensinou a fazer, caponata, panqueca e bolo Brownie, ao jogador.

Mesmo sendo mulher e potencial vítima de violência masculina e feminicídio, ela não teve pudor algum para dizer que estava junto com o jogador, isso com o caso ainda em fase inicial de investigação. Também fez questão de dizer tinha uma amiga comum com Neymar, uma moça chamada Malu. O pai de Neymar disse que a conhecia também.

O programa terminou com Lacombe e Poppovic desejando sorte ao pai do jogador e dizendo que estavam na torcida para que tudo acabasse bem e assim ele pudesse arrebentar na Copa América.

Mas a "Operação Limpa Barra" do craque não começou hoje de manhã. O primeiro a sair em defesa de Neymar foi José Luiz Datena. Na edição de sábado do "Brasil Urgente" o apresentador afirmou que o jogador de 27 anos era um menino e que era "difícil segurar uma molecada que tem dinheiro, tem fama, tem tudo e gosta de viver".

Mesmo com o caso Neymar correndo em segredo de Justiça, Datena revelou o nome da moça que acusa Neymar no ar. Com isso o apresentador sofreu uma série de críticas e questionamentos nas redes sociais.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.