Topo

Jornalista deixou a ESPN Brasil para ensinar futebol na África

José Edgar de Matos

27/05/2019 12h00

Murilo Augusto levava uma vida confortável. Carro na garagem, casa própria e emprego dos sonhos na ESPN Brasil. Tamanhos privilégios fizeram o jornalista de 26 anos refletir. Quase um ano após as primeiras ideias, o profissional que trabalhava na emissora paulista largou o emprego em São Paulo, vendeu praticamente todos os pertences e rumou para a África, a fim de ensinar futebol para diversas populações carentes.

O jornalista criou a página 'Football Changes' no Instagram para exibir a aventura no continente africano. Fora a experiência de sete anos como profissional na televisão da Disney, Murilo Augusto realizou cursos na Universidade do Futebol e se licenciou para dar aulas de futebol para crianças africanas. Desde o desembarque na Cidade do Cabo, o ex-funcionário da ESPN passou por Tamale (Gana) e atualmente se encontra em Nairóbi, no Quênia.

Em comum além do continente, o futebol como pontapé para integração social. Murilo Augusto usou a paixão pelo esporte para ensinar crianças de maneira humanizada. "Futebol é minha vida desde que me entendo por gente. Vivo em função do futebol. A minha primeira palavra foi bola, não foi pai e nem mãe. O futebol me fez fazer jornalismo e agora me norteou a tomar esta decisão de ir para a África", contou, em conversa com o UOL Esporte.

"O futebol é muito mais do que o esporte em si. Não há qualquer outra prática que simule a vida real: o jogo coletivo, o estímulo do trabalho em equipe, disciplina, planejamento. São diversos fatores, valorizar o adversário, aprender na derrota, reconhecer a qualidade do próximo e ter autoconfiança. São atributos que o futebol simula e levamos para a vida", acrescenta.

Estas qualidades vistas por Murilo tornaram o futebol a base para a ideia do trabalho voluntário. Ao vender o carro, boa parte dos pertences e alugar o próprio apartamento na capital paulista, o profissional de imprensa analisou o orçamento e colocou a África como primeiro objetivo.

Serão quatro meses, a princípio, no continente, sede da primeira etapa da viagem que une trabalho voluntário e futebol. Murilo Augusto ainda destina passagens pela Tailândia para dar aulas de futebol e Índia, onde conhecerá um projeto de uma ONG brasileira que constrói complexos esportivos nas comunidades carentes do país.

O jornalista ainda planeja três meses de Europa na última para conhecer o trabalho e recrutamento de base de equipes como Barcelona, Manchester City e Ajax. As ações com refugiados da Bundesliga (Liga Alemã) e de equipes como Everton e Arsenal, na Inglaterra, também serão visitadas.

O jornalista desembarcou na Cidade do Cabo, na África do Sul, e deu aulas como auxiliar de educação física em uma escola na comunidade de Capricorn. Murilo Augusto usou o conhecimento adquirido nos cursos e ministrou práticas de futebol para adolescentes. O trabalho de semanas já levou o jornalista a ensinar aspectos da modalidade para uma equipe de base.

"Por indicação do professor, fui trabalhar em um time local chamado Super Lucky Stars. Passei treino para a molecada, fui ver jogos e vivi uma realidade muito interessante. Esse time usa o futebol para tirar as crianças das ruas no tempo livre, dá clínicas de futebol e ainda viaja todo fim de semana para jogos contra as outras comunidades. É incrível", relata.

Da África do Sul, Murilo viajou para Tamale, em Gana, onde conheceu a "África real". Foi na terceira maior cidade ganesa que o jornalista brasileiro enfrentou as maiores dificuldades até aqui e teve um contato ainda mais próximo com a população local. Lá, as aulas de futebol superavam a técnica e a prática; conversas "sobre a vida" eram comuns entre o ex-funcionário da ESPN e os adolescentes.

"Não tinha água encanada. Água? Só do poço em que tínhamos que ir com balde. A malária era um perigo real, toda hora era hora de passar repelente. As ruas são completamente de terrão mesmo. Era o projeto que me fez ir e foi incrível. Treinei crianças dos 9 aos 15 anos e ainda pediram para eu trabalhar com um time de terceira divisão, o Blackhawks FC", recorda, ressaltando a troca de experiências fora do dia a dia com a bola.

View this post on Instagram

 

Hoje eu tive a oportunidade de ser professor por um dia numa escola exclusivamente voltada para meninas aqui em Tamale. Não é fácil ser mulher em Gana. O movimento feminista ainda é tímido, pra não dizer inexistente, nesta região do planeta. Muita mulher é criada para a servidão e o casamento, portanto os pais pouco se preocupam com a educação das meninas. Foi aí que a ONG com a qual contribuo com os meus treinos de futebol resolveu construir uma escola só para elas. Minha missão desta manhã foi explicar o básico sobre coleta e organização de dados. Na introdução, resolvi falar sobre o Google, que tem como missão justamente organizar toda a informação da internet. Quando mencionei a maior empresa de tecnologia do mundo, ninguém a reconheceu. Numa sala de 20 meninas, nenhuma delas soube me dizer o que era o Google. Sem problemas, aula que segue após breve explicação. Horas depois, no segundo intervalo, me deparei com esse caderno. Encontrei a dona e suas amigas, que logo me falaram maravilhas sobre o tal Ronaldo. Me disseram que ele é inspiração para elas, e que até montaram um time de futebol, o "Future Ladies Stars". Perguntei se conheciam a Marta, e aí sim a alegria foi generalizada! Não sei se conseguirei conhecer o Future Ladies, mas a conversa com as garotas me tocou. Não conhecem o Google, mas conhecem Ronaldo. E porque conhecem Ronaldo romperam tabus para criar um time de futebol. É para pensar, é para agradecer esse esporte tão democrático. Que o futebol siga tocando corações e iluminando caminhos. Cada vez mais sinto que escolhi a jornada certa 🙏⚽️

A post shared by Football Changes (@football.changes.br) on

"Demos treinos modernos comuns na Europa, com posicionamento, tática e foi muito bom. Mas foi muito mais sobre a vida. A gente se encontrava e conversava, eu sempre dizia para eles terem um plano B, se dedicarem ao estudo. Tentei conscientiza-los desta parte difícil. Esta troca foi uma das melhores partes da viagem até aqui", relatou o jornalista brasileiro, que também direcionou uma parte da passagem por Gana para promover o futebol em uma escola apenas para meninas.

E o futuro?

Depois dos quatro meses planejados para a África, a passagem pela Ásia e os estudos na Europa, Murilo Augusto pretende misturar a paixão pelo futebol com a vocação jornalística. O futuro, no entanto, está aberto – a única certeza é que, além da conta do Instagram, a experiência do voluntariado terá um registro em audiovisual.

"Essa viagem está abrindo muitas portas para mim, poderia continuar em uma toada dessa. Estou de coração aberto. Em todos os países, tenho novas ideias e projetos que vão nascendo na minha cabeça. Estou aqui para aprender e criar oportunidade, vou seguir vivendo da paixão pelo futebol e vamos que vamos", anima-se.

View this post on Instagram

 

🇧🇷 Tem muita gente me perguntando o que é exatamente o Football Changes. E isso quer dizer que temos ganhado cada vez mais apoiadores, pessoas aficionadas por futebol e que acreditam no poder transformador deste esporte 🙌⚽️ O projeto começou a ser arquitetado no segundo semestre de 2018 e tem como missão conectar pessoas e ONGs por meio da prática esportiva guiada para crianças e jovens adultos. Sou um voluntário e a cada país que chego tenho ao menos uma ONG ou instituição com a qual contribuirei aplicando clínicas de futebol. Mas tem sido uma constante me envolver com novos e diferentes projetos e atividades. É incrível como o futebol é um facilitador para novas amizades e parcerias 😊 Neste momento estou na África, onde passarei quatro meses em três países: África do Sul, Gana e Quênia. Depois, parto para mais três meses em dois países no sudeste asiático, Tailândia e Índia. Por fim, partirei para outros três meses na Europa para conhecer algumas das melhores categorias de base do mundo e novos projetos, desta vez com refugiados. Ao final da jornada, nascerá um curta, documentário ou web série (ainda estou estudando o formato) com todo esse conteúdo. E estarei sempre em contato com as ONGs pelas quais passei para continuar contribuindo como possível. A ideia deste perfil aqui é ir compartilhando algumas histórias e fotos para criar oportunidades, inspirar e ajudar pessoas que tenham vontade de contribuir também. Se você tem alguma dúvida, vontade de saber um pouco mais, quer conhecer alguma ONG específica, doar, enfim, qualquer coisa, é só mandar uma mensagem. Vai ser um prazer conversar com você!

A post shared by Football Changes (@football.changes.br) on

"Quero criar um documentário, um curta, uma web série; enfim, ainda estou estudando o formato. Quero também exercitar o que sei fazer, jornalismo e o a experiência de trabalhar com televisão na ESPN. Depois disso, só Deus sabe", encerrou Murilo, que conversou com a reportagem direto de Nairóbi.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.