Topo

Críticos de arbitragem não acreditam em anulação de Botafogo X Palmeiras

UOL Esporte

27/05/2019 11h16

(Andre Borges/AGIF)

Após anunciar o pedido de anulação da partida contra o Palmeiras, alegando uso indevido do árbitro de vídeo, o Botafogo, para os comentaristas de arbitragem, não terá sucesso. Tanto Sandro Meira Ricci, do Grupo Globo, quanto Renata Ruel, da ESPN, acham pouco provável que o alvinegro consiga invalidar a partida, mesmo em caso de comprovação da irregularidade.

Através de suas redes sociais, o Botafogo defende o uso indevido do VAR no lance que culminou na marcação do pênalti para o Palmeiras. De acordo com o clube, o árbitro Paulo Roberto Alves Junior autorizou o reinicio da partida após marcar simulação do atacante alviverde, impedindo a intervenção do árbitro de vídeo.

Durante o Troca de Passes, do SporTV, do último domingo, Sandro Meira Ricci ressaltou que o árbitro não poderia consultar o VAR caso tenha autorizado o reinício do jogo, mas não acredita na anulação da partida.

"Esse é o típico lance que o áudio tem que fazer parte dessa história toda. Pode ser que, em outras situações, o goleiro comece a cobrar muito rápido exatamente para não dar tempo de o árbitro revisar e aí vai virar uma loucura. Neste caso, o árbitro não pode revisar o lance após ter reiniciado o jogo. Agora, essa questão do tempo, se ele autorizou ou não, vai ter que ser discutido nos tribunais. Eu, honestamente, não acredito em anulação da partida por isso", falou o comentarista.

Leia também:

Já no ESPN Bom Dia desta segunda, Renata Ruel explicou que o protocolo do árbitro de vídeo não permite a anulação do jogo em caso de revisão em situação equivocada.

"O protocolo do VAR já diz que a partida não será invalidada se a revisão foi feita em uma situação que não deveria, que é o que o Botafogo está alegando. Mesmo que isso tenha acontecido, a partida não pode ser anulada. Mas concordo que gera dúvida, a gente não vê a autorização. Assim que o Gatito faz o reinício do jogo, o árbitro já paralisa. Agora, será que os jogadores não vão tentar reiniciar o jogo o mais rápido possível para não ter a revisão do VAR? A gente percebe isso em outras situações. Aqui, a gente não tem a imagem, mas eu acredito que tenha acontecido isso. Ele ainda está revisando e acredito que não tenha autorizado", falou a comentarista.

Na sequência, a produção do programa colocou uma gravação encontrada na internet, onde é possível ver o árbitro fazer um gesto com o braço e, pouco depois, paralisar o jogo para consultar o VAR.

"A gente percebe o braço autorizando. Aí, realmente, o Botafogo tem razão. Agora, mesmo que isso tenha acontecido, pelo protocolo do VAR, não tem como anular essa partida. Não é passível de anulação. Isso o Botafogo não vai conseguir. Agora, realmente, o árbitro se precipitou. Fica claro que o ele faz o gesto tradicional autorizando o reinicio de partida, porém, sinto dizer ao Botafogo que, pelo protocolo do VAR, a anulação não será concedida", completou Ruel.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.