Topo

Por que a Globo transmitirá só Fla e não terá Palmeiras na Libertadores

UOL Esporte

15/05/2019 04h00

(imagem: Reprodução/Globo)

A Conmebol anunciou na tarde da última terça-feira (14) as datas dos confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores 2019 e as empresas responsáveis pelas transmissões das partidas decisivas. As transmissões de Flamengo x Emelec (Equador) na Globo, de Palmeiras x Godoy Cruz (Argentina) com exclusividade no Fox Sports e Grêmio x Libertad (Paraguai) somente no Facebook chamaram a atenção. Mas por que isso aconteceu?

A resposta, claro, tem a ver com questões comerciais. Quem pagou mais teria o direito de escolher primeiro qual jogo gostaria de transmitir. Mas não foi apenas isso. Ainda que a escolha da TV Globo já fosse pelo Flamengo no horário nobre de quarta-feira, a Conmebol orientou tal decisão.

Leia também:

E diferentemente da fase de grupos, quando renegociou e conseguiu ter dois jogos nas noites de quarta, diferenciando as transmissões de acordo com as demandas das cidades, os globais ficaram com apenas uma partida para os dias – confirmando Flamengo x Emelec nos dias 24 e 31 de julho na TV aberta – em jogo que também passa na Fox.

Segunda na fila de escolha, a Fox optou por ter o duelo entre Palmeiras e Godoy Cruz em seu horário nobre e exclusivo: terça-feira, às 21h30, transmitindo os jogos do alviverde nos dias 23 e 30 de julho.

A empresa latina com canal no Brasil ainda tem a prioridade da primeira escolha de TV fechada na quarta: optou por Internacional x Nacional (Uruguai), às 19h15 dos dias 24 e 31 de julho.

Com a segunda opção de canal fechado na quarta, o Sportv ficou com Athletico-PR x Boca Juniors às 21h30 das quartas. Às 19h15, enquanto a Fox transmite o Inter, o canal fechado do Grupo Globo transmitirá San Lorenzo x Cerro Porteño.

Também com a segunda opção de terça-feira, após ver o Palmeiras já acertado na Fox, o Sportv ficou com Cruzeiro x River Plate às 19h15 dos dias 23 e 30. A Fox ficou com LDU x Olimpia no mesmo horário.

Outra empresa com direito a um duelo exclusivo, o Facebook também contou com um direcionamento da Conmebol. A entidade marcou Grêmio x Libertad nos dias 25 de julho e 1º de agosto, garantindo um dos últimos campeões no horário de quinta-feira na rede social.

A ordem Globo, Fox Sports, Sportv e Facebook se repetirá nas quartas de final, quando os oito classificados nas oitavas se enfrentam em quatro duelos. Na semifinal, o Facebook não terá mais jogos exclusivos. Globo – podendo utilizar o Sportv – e Fox Sports transmitirão os jogos de ida e volta dos dois duelos. Na final, Globo (na TV aberta) e Fox (na fechada) passam o jogo que define o campeão.

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos
Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.