Topo

Narrador emociona Lucas Moura e teoriza: 'Passa filme na cabeça dele'

Emanuel Colombari

09/05/2019 18h16

(Crédito: Esporte Interativo/Reprodução)

No intervalo da partida de ontem entre Ajax e Tottenham, pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa, o time inglês tinha uma missão das mais complicadas. Derrotado por 1 a 0 em Londres na ida e perdendo por 2 a 0 até então em Amsterdã, o time do técnico Maurício Pochettino precisava fazer pelo menos três gols para poder sonhar com a classificação à final da competição.

Parecia impossível, mas aconteceu. Lucas Moura marcou os três, sendo o último deles já aos 50 min do segundo tempo, e garantiu a vitória por 3 a 2. O resultado não apenas classificou o Tottenham, como ainda colocou o atacante brasileiro no centro das atenções.

Mas o ex-são-paulino ainda protagonizaria uma surpresa ao fim da partida. Na saída da Johan Cruyff Arena, o camisa 27 recebeu um celular na mão para rever o gol transmitido pelo Esporte Interativo no canal TNT. Ao ouvir a narração de Jorge Iggor, Lucas se emocionou e foi às lágrimas.

Lucas não soube explicar o que sentia na hora, mas o narrador responsável tem uma teoria. Em entrevista ao UOL Esporte, Jorge Iggor diz acreditar que a locução do gol tenha vindo em um momento de redenção de Lucas Moura.

"A gente faz (a narração) pensando em contar a história do nosso jeito – independente de ser melhor ou pior, mas é o jeito que a gente sabe fazer. Tenho essa noção: quando uma narração dessas acontece, vai fazer algum tipo de barulho", explicou o narrador. "Foi um momento de muita felicidade dele, de sorte minha. Mas além disso, ele é um cara que passou por muita coisa no PSG – desacreditado, perdendo espaço, um cara que talvez enxergue potencial para estar na seleção. Acho que foi uma mistura, sim. Na hora em que ele viu o vídeo, acredito que ele via um filme e passava outro na cabeça dele", acrescentou.

Leia também:

Na narração dos acréscimos da partida, com o placar em 2 a 2, Jorge Iggor diz que havia chegado a "hora em que o corpo não responde mais ao cérebro, mas ao coração". Imediatamente, Lucas Moura fez o terceiro gol do Tottenham, levando o narrador à loucura. E ele reconhece: ali, entre tantas outras oportunidades, a narração responde não ao cérebro, mas ao coração.

"O que eu aprendi nesses anos de Esporte Interativo é que a narração responde ao coração. A gente faz tudo aqui com o coração. Às vezes a voz falha, a gente foge do padrão convencional, mas é porque a gente faz com o coração. Tive uma vez a oportunidade de dizer isso em um pós-jogo: se tem algum do outro lado (da TV) perdendo a voz, tremendo, a gente está do mesmo jeito", explicou ele, que encerrou a narração do gol dizendo "tinha que ser você, Lucas".

Hoje, passado um dia do jogo, ele reforça a tese: o gol tinha que ser de Lucas Moura. "Eu tive a oportunidade de fazer o jogo das quartas, a classificação contra o City (derrota por 4 a 3 fora de casa), e os dois jogos contra o Ajax. No pré-jogo, consegui fazer esse registro antes do hat-trick: o Lucas foi o cara que, no primeiro jogo, com Dele Alli apagado, sem o Son (suspenso), foi quem mais chamou o jogo. Nas quartas, e eu lembrei disso no pré-jogo ontem, ele participou de dois gols contra o City. Ele estava numa ascendente", acrescentou.

Após virada impensável, vaga na seleção?

Com o placar de 2 a 0 para o Ajax no intervalo do jogo, o Tottenham sabia que tinha uma tarefa dura no segundo tempo. E o próprio Jorge Iggor, na intimidade, acreditava que a classificação dos londrinos já não era mais possível.

"Não achava (que a virada era possível). Mas tenho por obrigação fazer esse exercício e deixar minha crença pessoal de fora. É o exercício de trabalhar mentalmente todos os cenários do jogo", explicou. "Isso não diz respeito só à virada, mas até preferências pessoais de clubes. Nessa hora, a gente se blinda um pouco, entra num universo só nosso que dura 90 minutos."

Mais tarde, a narração emocional do terceiro gol não apenas emocionaria Lucas Moura, como ainda faria sucesso ao redor do mundo. No dia de hoje, veículos de diversos países exibiram o vídeo no qual o camisa 27 vai às lágrimas com o vídeo de seu gol. A repercussão surpreendeu Jorge Iggor.

"A gente teve algo parecido duas fases antes com o gol do (Marcus) Rashford (na vitória do Manchester United sobre o PSG por 3 a 1 nas oitavas de final). Foi uma repercussão muito grande. Imaginava que, se algo parecido ocorresse, seria na mesma proporção. É muito maior o que aconteceu. Talvez por ser uma fase mais aguda, talvez por envolver um brasileiro, por envolver um clube que nunca chegou na final. Olhando friamente, acho que foram parecidas as narrações", diz.

Agora, diante dos três gols, Lucas Moura viu crescer o clamor por uma convocação para a seleção brasileira. E às vésperas da Copa América de 2019, o narrador do Esporte Interativo acredita que o atacante tenha condições de ser lembrado por Tite.

"A gente está falando de um cara que está chegando ao auge físico, com 26 anos. As pessoas podem ter a impressão – e foi bom a gente lembrar o que aconteceu com o City – que foram brilharecos de 45 minutos. E não foi isso. Ele vem jogando num nível legal, na principal de competição de clubes do mundo, há algumas semanas", analisou Iggor. "Condição técnica, ele sempre teve. Por algum outro motivo, talvez uma questão de encaixe, ele não estava nos planos do Tite", acrescentou.

A final da Liga dos Campeões da Europa 2018/2019 acontece no dia 1º de junho, no estádio Wanda Metropolitano, em Madri. E com Tottenham e Liverpool disputando a taça, o Esporte Interativo deve ter uma missão com seu público.

"A gente certamente tem um baita desafio, que é repetir o ótimo trabalho que a gente sempre fez. Podemos dizer isso com uma boa dose de orgulho. Uma cobertura muito ampla, de produção, de acompanhamento dos times, de tempo no ar. Uma cobertura de fôlego, que poucas vezes a gente viu em Champions. Mas a gente tem um desafio ainda maior, que é uma exposição ainda maior. A gente passou a não ter um canal só nosso, mas ter uma exposição ainda maior com a marca TNT", explicou Jorge Iggor.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.