Topo

Jornalista do SporTV vê Senna maior que Pelé: "É o ídolo esportivo do país"

UOL Esporte

30/04/2019 11h40

Simon Bruty/Allsport/Getty

Ayrton Senna superou Pelé? Para Aydano André Motta, em termos de idolatria, o tricampeão mundial de Fórmula-1 superou o Rei do Futebol. Durante o Redação SporTV desta terça, o comentarista falou sobre o piloto que o fez acompanhar F-1.

"Ele foi o maior ídolo esportivo do Brasil. Foi o maior ídolo esportivo do país do futebol. Toda vez que falam do Pelé, vem na minha cabeça 1280 gols e nada se torna comparável a ele por causa disso, mas é inegável que, em termos de idolatria, o Senna superou o Pelé. O Pelé é uma figura muito pouco humana, não é uma crítica, mas ele mantém uma aura que o torna distante das pessoas, mítico. O Senna, não. Ele parecia um parente nosso", defendeu Aydano.

"Acho que sim", concordou Gabriela Moreira. A jornalista ainda recordou a comoção no velório do piloto, falecido em 1º de maio de 1994. "Foi a primeira vez que eu vi uma comoção verdadeiramente nacional".

Leia mais 
25 anos sem Senna. Um gênio que mudou também as regras da F1
"Amigo" de Senna e Pelé, Galvão vê problema de idade em relação com Neymar

"Parecia que todo mundo era parente dele. É muito impressionante. A gente não consegue traduzir o que foi. Ele era como um herói. Parecia uma espécie de mutante", completou Motta.

Aydano ainda revelou que, mesmo sem ser fã da F-1, acompanhava a modalidade por conta de Senna. Além disso, ele afirmou que, durante anos, foi difícil falar sobre o piloto.

"Acho que nos 18 ou 19 desses 25 anos, eu não conseguia me referir ao Senna sem engasgar ou dar vontade de chorar. Eu não sou um fã de Fórmula-1, nem gosto de carro, mas o Senna era uma figura fascinante, adorável, que me tornou um fã de F-1 para acompanhar a carreira dele".

"O apreço pela F-1 cresceu exponencialmente com Ayrton Senna. Não que não existisse e passou a existir. O que o Senna fez em termos de aumento da popularidade é uma coisa impressionante", complementou Barreto.

Amanhã, no dia 1º de maio, completam 25 anos da morte de Ayrton Senna. O brasileiro faleceu após acidente no Grande Prêmio de San Marino, na Itália.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.