Topo

Ex-árbitro Péricles Bassols estreia como comentarista do Esporte Interativo

UOL Esporte

22/04/2019 12h44

(Crédito: @Esp_Interativo/Twitter)

Novo contratado do Esporte Interativo, Péricles Bassols fez sua estreia hoje no De Placa. Apitando até a última semana, o mais novo comentarista de arbitragem promete trazer o lado humano dos árbitros.

"Espero vários desafios. É diferente. Agora eu sou pedra, não sou mais telhado. Mas eu tenho que medir isso, tentar trazer um lado mais educativo para o público, explicar o que é a arbitragem, como a gente sente o jogo dentro de campo para que não fique só a figura do árbitro que erra, que é o vilão ou que está ali para prejudicar um time", falou Bassols.

Durante o programa, exibido no canal Space, o comentarista falou sobre as mudanças na arbitragem, que entram em vigor desde o início do Campeonato Brasileiro. Para ele, a comissão da CBF acertou ao adotar as novidades desde o início da competição.

"É melhor que já se comece o campeonato com a regra nova", disse Bassols. "São mudanças positivas, que vêm para engrandecer e melhorar a gestão do árbitro no campo de jogo. Muito positivo para o Campeonato Brasileiro."

Bassols aproveitou para explicar algumas das alterações, como a mão na bola em jogadas de ataque.

"Vem para corrigir um constrangimento que a gente tinha com relação à mão do atacante e a mão do defensor. Isso está explícito agora na regra. Batendo na mão do atacante e ele tendo um ganho, como um gol ou um domínio que propicie um gol, nós teremos a anulação. Chance perigosa já era marcada. Agora, qualquer gol que venha de uma mão é para ser marcado", disse.

No que diz respeito à aplicação de cartões para a comissão técnica, Péricles vê a medida como "gestão de jogo". "O árbitro tinha dificuldade de fazer a gestão com determinados treinadores. Se o infrator de dentro da comissão não for identificado, (o cartão) vai para o técnico", explicou.

Bassols fará parte do time do Esporte Interativo no Campeonato Brasileiro. O comentarista estará em Palmeiras X Fortaleza, neste domingo, às 19h, e no Último Lance, apresentado após a partida.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.