Topo

O que mudou na TV desde o último Corinthians x São Paulo na final paulista

UOL Esporte

14/04/2019 04h00

Pablo disputa a bola com Ralf durante clássico entre São Paulo e Corinthians (Alan Morici/AGIF)

Depois de dezesseis anos, São Paulo e Corinthians voltam a fazer uma final de Campeonato Paulista. De lá para cá, muita coisa mudou na transmissão de um jogo de futebol. Sim: se você pensou no VAR, essa talvez seja a principal mudança – ou pelo menos a mais comentada e percebida -, mas está longe de ser a única.

Em 2003, as imagens ainda eram captadas no formato standard, o 4:3, com sinal analógico. Já existia o formato HD, de alta definição, o 16:9, mas a TV digital no Brasil só foi lançada oficialmente em 2007, e as transmissões de futebol nesse formato começaram a se popularizar em 2009.

Hoje, as transmissões do futebol são em Full-HD. Com a captação das imagens em alta resolução, o telespectador tem muito mais detalhes do que tinha há 16 anos. O resultado é conseguido sem que o número de câmeras tenha aumentado nesse período. Geralmente, a TV Globo utiliza 16 câmeras nos jogos, mas em decisões, como as dos estaduais de hoje, esse número pode ser superior a 20. Antigamente, como na decisão de 2003, eram utilizadas 30 câmeras, o que hoje é considerado um exagero.

A emissora possui estrutura para captar algumas imagens em 4k (ultra definição), mas elas não estão sendo utilizadas. Como na Olimpíada de Tóquio a emissora local NHK vai fazer a transmissão dos Jogos em 8k (ultra-alta definição), muita gente na emissora acredita que a tendência é que, quando as transmissões esportivas forem atualizadas por aqui, elas já passem diretamente para o 8k, pulando o 4k. Mas ainda não há nenhuma previsão de quando os torcedores de futebol ganharão este presente nos jogos transmitidos pela televisão.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.