Topo
UOL Esporte vê TV

UOL Esporte vê TV

Cara do YouTube não me conhece e desce a lenha, diz Zimmermann

Lucas Sarti

2014-04-20T19:04:00

14/04/2019 04h00

No dia 7 de dezembro de 2018, o DAZN realizou sua primeira transmissão ao vivo e de graça no Brasil. O narrador Ivan Zimmermann foi escolhido para dar voz ao duelo entre Juventus e Inter de Milão, pelo Campeonato Italiano. No canal, a partida conta com 365 mil visualizações, 15 mil curtidas e 191 'dislikes'. Nos comentários, muitos inscritos se perguntam quem é o dono daquela voz grossa e rouca, e outros tantos defendem a presença de um "narrador raiz".

"Quando comecei a narrar, na ESPN, em 1992, a maioria do público era novo, igual agora no DAZN. Muitos adolescentes de 14, 15 anos me acompanham. Essa é grande parte do público de hoje. Com rede social, meu irmão, eu tenho que ser quem eu sou. Não vou ficar ali para agradar um menino de 14 anos falando 'Palmeiras não tem Mundial' e essas coisas", diz Ivan em entrevista ao UOL Esporte.

Leia mais

Com mais de 20 anos de experiência em transmissões esportivas, Ivan "puxou a fila" do DAZN, que apostou em narradores experientes para construir sua equipe nacional. Conrado Giulietti, com passagens pela ESPN, Dudu Monsanto, com 14 anos de ESPN Brasil no currículo, e Leandro Mamute, ex-Esporte Interativo, são alguns dos nomes que já emprestaram suas vozes em transmissões do canal.

Escolhido para dar o pontapé inicial do DAZN, Ivan tem currículo de respeito: participou da primeira equipe da ESPN Brasil e da primeira transmissão da Rádio Bradesco Esportes FM. Ainda passou por Rádio Bandeirantes e Bandsports.

"Quando a gente começou, lá em 1992, não tinha nem e-mail. Com a internet chegando e sendo o que é, com ICQ, e-mail, tudo isso ajudou a propagar o esporte no Brasil. Meu estilo de narração, de lá pra cá, não mudou nada. Muda o público, cara do YouTube que nunca me ouviu. Alguns comentários descem a lenha em mim. Só peço um tempo para me conhecerem melhor. Sempre tem transmissão legal no canal. Não tenho que ser o melhor nem o pior narrador. Esporte é entretenimento. Tudo bem, tem aquela narração tradicional, e eu não tenho nada contra isso. Agora, você tá num jogo ao vivo, tem que se soltar, baby", conta o narrador famoso por seus bordões em inglês.

Apelidado de "Vô" em sua época de "Agora o Bicho vai pegar", programa que teve início na Rádio Bradesco Esportes FM, Ivan agrada com seu estilo "maluco beleza", como ele mesmo se define. A comparação com Rômulo Mendonça, atual narrador da ESPN conhecido por suas brincadeiras no ar, também chamaram a atenção de Ivan.

"O Rômulo mesmo já falou comigo, falou que me acompanhava, me ouvia. 'Você era quem fazia uma coisa diferente', falou uma vez. Narração de TV todo mundo tá vendo o jogo, a bola saindo pela lateral, a bola voltando. Falam 'o Ivan não narra o jogo'. Eu vou narrar o que? A bola indo pela lateral? São duas horas de transmissão. Você comenta, descontrai, desenvolve algum outro assunto. Tem que fluir naturalmente", diz o narrador.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.

Mais UOL Esporte vê TV