Chico Silva: Transmissão no Facebook tem mais interação e até classificados
Por muito tempo a torcida do Flamengo não irá esquecer a noite de 11 de abril de 2019. E não apenas pelos seis gols que viu seu time marcar na goleada contra os bolivianos do San José, no Maracanã. Além do passeio em campo, a maior torcida do Brasil foi protagonista da quebra de um recorde. Eram 40 minutos do primeiro tempo quando pela primeira vez na história uma transmissão de uma partida da Libertadores da América no Facebook Watch bateu a marca de um milhão de visualizações simultâneas, acompanhadas por relatos de falhas e travamentos.
Com a audiência massiva em uma rede social, a interatividade foi destaque da transmissão. Se nos outros jogos o recurso foi usado com timidez, no de ontem a equipe do FOX Sports, emissora contratada pela Conmebol para realizar as transmissões, promoveu três enquetes que mobilizaram a audiência antes e depois do jogo. Um avanço quando se trata de uma mídia que tem essa característica como o ar que respira, como explica Rodrigo Braga, publicitário com especialização em Marketing Digital, da Adição Consultoria. "A interação é uma coisa comum no Facebook. E quem não gostar tem opção de ocultá-la durante a transmissão e isso é um fator positivo. Vi um pedaço do jogo. Confesso que a interação estava me incomodando um pouco, mas acho que é de cada um. Tem gente que adora colocar mensagens negativas e positivas", afirma Braga.
A primeira enquete, no pré-jogo, perguntava à torcida se havia gostado da escalação do atacante Bruno Henrique: 86% gostou. As outras duas foram logo após o término dos 90 minutos. A equipe FOX queria saber se o Flamengo terminaria na primeira colocação do seu grupo (95% disseram que sim), e se o atacante Arrascaeta deveria ser titular, com 94% a favor da efetivação do homem de R$ 60 milhões. Os resultados foram informados no ar pelo narrador João Guilherme, que convocava insistentemente aquela que tratava como "a maior Nação do Planeta" a participar das pesquisas. Apesar dos apelos, as enquetes passaram quase batidas pela audiência. Ao final, ficou faltando o número total de votantes das pesquisas.
A interatividade poderia ter sido melhor explorada com perguntas rápidas durante a partida ou no intervalo. O juiz foi bem ou mal em algum lance polêmico? A substituição de tal jogador foi acertada? Quem foi o melhor em campo?
A falta de temas mais "quentes" e a quase unanimidade das respostas nas enquetes deixou o clima morno nos comentários.
Para convocar a torcida a participar das pesquisas, o Facebook recorreu a alertas de tela. O acesso ao questionário se dava por meio de um ícone instalado ao lados dos emojis, ponto central das interações.
O recurso por enquanto só está disponível nos jogos da Libertadores. No NBB, liga de basquete transmitida com exclusividade pela plataforma, ainda não foi visto nada nesse sentido. Enquanto que em outros jogos da própria Libertadores foi usado em menor escala. De qualquer maneira, vimos um avanço em relação ao uso do recurso. No jogo do Grêmio na semana passada, simplesmente não houve interações, o que tornou a transmissão convencional e sem maiores atrativos para a e-audiência.
O pioneiro na interatividade é o extinto canal Esporte Interativo, que promovia experiências desse tipo desde que foi ao ar em 2007 e hoje é uma faixa na programação dos canais Space e TNT, da Turner, e do UOL Esporte Clube. A equipe do ex-EI é responsável pelas transmissões do Facebook na Champions League.
#CLASSIFACE
Tamanha demanda produziu algumas situações curiosas. Houve quem viesse no jogo uma oportunidade de fazer negócios. De olho nas reclamações dos torcedores um internauta oferecia o "melhor serviço de internet via satélite". Outro anunciava um Fiat Uno 89 com "motor batido e pneu estoura" — R$ 18 mil à vista e R$ 22 mil a prazo, valor, aliás, muito acima do mercado. Um terceiro vendia uma caixa de som bluetooth de 300 whatts de potência.
De qualquer forma, aí está um possível caminho para os clubes e para a própria plataforma, que têm um canal direito de comunicação para anunciar seus produtos e serviços para uma audiência que só tende a crescer. O limite? O céu. Só no Brasil o Facebook registra 127 milhões de usuários.
A próxima transmissão na plataforma já tem data e hora marcadas: Melgar x Palmeiras, em 25 de abril, às 23h. Resta saber se a rede social conseguirá manter sua exclusividade. Conmebol e FOX querem levar o jogo também para a TV. E essa o Facebook quer travar.
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