Topo

Opinião: Substituta de Gentil, Coelho conquista respeito pelo conhecimento

Chico Silva

07/04/2019 04h00

Bárbara Coelho ao lado de Felipe Andreoli na apresentação do Esporte Espetacular (Foto: Reprodução/TV Globo)

Lá se foram 17 domingos desde que Fernanda Gentil deixou a apresentação da mais antiga revista semanal eletrônica esportiva da TV brasileira. Quando em 9 de dezembro do ano passado a jornalista anunciou sua saída do Esporte Espetacular, deixou também um grande ponto de interrogação. Quem teria o carisma e magnetismo para substituir a loira que em poucos anos se tornou um dos principais, senão o principal nome, do esporte da emissora? A resposta vem sendo dada a cada manhã de domingo por Bárbara Coelho.

Após a estrela migrar para o entretenimento, sua substituta vem dando conta do recado. Um pouco mais contida, porém com mais bagagem e conhecimento sobre o assunto, em especial do futebol, Coelho vai aos poucos se firmando e afastando a sombra de Gentil, que aguarda a estreia de seu novo programa global, que pode ficar até para o ano que vem, e acabou de estrear Sem Cerimônia, sua autobiografia teatral.

Bárbara Coelho ainda tem muitos Esportes Espetaculares pela frente para chegar perto do sucesso da antecessora. Mas os primeiros passos têm sido animadores. Ela parece não ter sentido o peso da responsabilidade de substituir Gentil, que assim como ela começou a ganhar notoriedade no extinto Esporte Interativo. Outra ponto em comum entre as duas é a migração do EI para o Sportv. Lá, começaram no também hoje descontinuado É Gol, programa da hora do almoço que mostrava gols, lances e pixotadas dos campeonatos pelo mundo afora.

Leia também

Bárbara Coelho na apresentação do Esporte Espetacular (Foto: Reprodução/TV Globo)

Sobriedade e informação

Mas as coincidências param por aí. Enquanto Fernando Gentil foi ganhando fama pela irreverência, pelo jeito descontraído e por não ter pudor em expor detalhes de sua vida pessoal fora das câmeras nas redes sociais, Coelho, mais discreta e reservada, conquistou respeito pela serenidade e conhecimento do esporte. Seu primeiro grande momento foi durante o Central da Copa 2018, programa apresentado por Tiago Leifert que trazia um resumo dos jogos do dia no Mundial da Rússia. Dividindo a cena com o ex-goleiro Júlio César e Caio Ribeiro, Barbara demonstrou segurança e domínio dos assuntos ali debatidos. Com isso, chamou a atenção da chefia de esportes da Globo, que começou a enxergar na capixaba potencial para voos mais altos na nave Global.

Ainda como substituta, Coelho estreou no Esporte Espetacular em setembro de 2018. Meses depois, acabou sendo a escolha natural para substituir Gentil e entrar para o time de mulheres que já comandaram a atração. A primeira delas foi Isabela Scalabrini, que no Dia das Mães de 1989 pela primeira dividiu a bancada com o icônico Léo Baptista. Na sequência, vieram Milena Ceribelli, Glenda Kozlowski, Cris Dias (de saída da emissora), Carol Barcellos, Gentil e Coelho.

Tabelinha com Andreoli  

Um facilitador para a nova apresentadora do EE é o bom e rápido entrosamento com Felipe Andreoli. Ela e o ex-repórter do CQC têm demonstrado afinação no ar, com espaço até para troca de gentilezas e brincadeiras. Foi o que se viu em dois momentos da edição do último domingo, dia 31 de março. Na chamada para a reportagem de Lucas Strabko, o Cartolouco, sobre estátuas de jogadores de futebol, Coelho brincou com a homenagem virtual que Andreoli recebeu da produção do programa. Ao perguntar quando ela teria uma igual. ele disse que daqui um tempo ela chegaria lá, mas não sem antes dar uma alfinetada na ex-colega agora no Entretenimento. "Mandei a estátua dela (Fernanda Gentil) embora. Agora imagina quanto tempo vai demorar para ter uma lá com Luciano Hulk, Faustão. A fila é grande".

Outro momento de interação foi no fim do programa, após a exibição de uma reportagem assinada por Guilherme Roseguini com esportistas com mais de 90 anos de idade. O apresentador fez menção à conhecida paixão de Bárbara por atividades físicas. Quem a segue nas redes sociais sabe que ela é uma praticante de esportes. "Do jeito que a Bárbara faz crossfit e essas coisas todas vai durar uns 120 anos", brincou.

Além das tabelinhas com Andreoli, outro fato chamou a atenção. E dessa vez não foi por uma boa sacada ou gafe. A apresentadora surgiu no ar à bordo de um vistoso macacão vermelho com um sandália aberta. O look destoou de seu estilo habitual. Ela é famosa por ir na contramão das colegas que sempre estão de sapato de salto e vestidos longos. Usa e abusa de trajes despojados, tênis e até mesmo camisetas e croppeds. Resta saber se foi uma mudança momentânea ou a se passagem para um fase mais sóbria e menos informal. A resposta dessa pergunta fica para as próximas edições do Esporte Espetacular.

Bárbara Coelho ao lado de Felipe Andreoli na apresentação do Esporte Espetacular (Foto: Reprodução/TV Globo)

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.