Topo

Jogos às 21h30 tem pequena queda de audiência, mas Globo manterá horário

Beatriz Cesarini

03/04/2019 04h00

Você pode não ter percebido, mas, desde o início da temporada, os jogos de meio de semana transmitidos pela Globo mudaram de horário. Passaram a ser às 21h30, 15 minutos mais cedo do que no passado. A emissora detectou uma ligeira queda de audiência, mas decidiu manter o novo plano porque entende que os números ainda podem mudar no decorrer de 2019.

"A média dos cinco primeiros jogos de 2018 às quartas-feiras em São Paulo foi de 24 pontos. Em 2019, a média das cinco primeiras partidas foi de 23 pontos. É importante ressaltar que a temporada está apenas começando, e a audiência está ligada à performance dos times e à evolução do campeonato", explicou a comunicação do Grupo Globo em nota enviada ao UOL Esporte.

A mudança de horário foi um pedido dos clubes brasileiros juntamente com a Confederação Brasileira de Futebol. Os jogos transmitidos somente pela TV Globo (aberta) no meio da semana serão sempre às 21h30. Os jogos da TV fechada seguem às 21h45.

"De qualquer forma, é importante destacar também que a alteração no horário das partidas foi feita para, em acordo com a CBF, atender a uma demanda do público e não por uma estratégia de programação ou de audiência. Desde 2016, a Globo tem feito ajustes na grade de programação para atender interesses do torcedor, dos clubes e de quem patrocina o esporte. Nosso compromisso com o futebol não é de uma temporada, é uma parceria de longo prazo", acrescentou a Globo.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.