Topo

MPT começa a ouvir funcionários da TV Verdes Mares por acusação de assédio

UOL Esporte

22/02/2019 15h58

O Ministério Público do Trabalho (MPT) começou a ouvir as testemunhas do caso do apresentador da TV Verdes Mares Kaio Cezar, afiliada da Globo, que se demitiu ao vivo durante uma edição do Globo Esporte local. O profissional acusa membros da emissora de assédio moral.

O órgão iniciou a investigação a partir da denúncia protocolada pelo Sindicato dos Jornalistas do Ceará. O UOL Esporte apurou que Kaio já foi ouvido, e as testemunhas serão chamadas na sequência. Além disso, outras pessoas que afirmam terem sido vítimas de assédio na empresa também irão depor.

A intenção do MPT é investigar se há casos de assédio dentro da TV Verdes Mares. Caso conclua que a prática é recorrente, uma ação civil pública será aberta contra a emissora cearense. Procurada pelo UOL Esporte, a emissora não se pronunciou.

Kaio se demitiu da Verdes Mares no dia 16 de fevereiro. Em entrevista ao UOL Esporte na época, ele afirmou ter sofrido assédio dentro da emissora e prometeu ir à Justiça.

"Em relação aos casos de assédio, aconteceram. Não tenho provas materiais, claro. Ninguém espera com a câmera do celular ligada uma atitude estúpida de ninguém. Se ele me processar, irei procurar testemunhas. Se elas tiverem coragem de ir comigo, bom. Se não, reafirmarei o que disse. Pode acontecer o que for, mas reafirmarei. Porque é verdade", disse na época.

Em um texto no Facebook, ele culpou o diretor Paulo César Norões, acusando-o de "arrogante" e dizendo que os dois tinham posições "extremamente opostas". Os dois chegaram a trocar indiretas nas redes sociais.

"Arrogante, ele nunca soube lidar com quem pensa diferente, principalmente os que julga inferiores. E eu, por ter raízes, convicções – políticas e esportivas – e personalidade extremamente opostas nunca fui respeitosamente aceito por ele. Lembro-me que um dia, no meio de uma reunião do esporte, quando era nosso editor-chefe, mandou-me 'tomar no cu' por ter discordado dele. Curioso é que pouco antes, quando eu ainda estava na TV Diário, outra emissora do SVM, ele havia tentado me barrar da cobertura da Copa das Confederações sob a alegação de que eu era 'tímido demais', nas palavras do diretor Roberto Moreira, diretor da TV Diário".

Beatriz Cesarini e Brunno Carvalho
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.