Topo

Rizek questiona críticas de Felipão e diz que já caiu em mentira do técnico

UOL Esporte

28/01/2019 15h10

O apresentador André Rizek, do SporTV, deu um puxão de orelha nesta segunda-feira (27) no técnico Luiz Felipe Scolari, do Palmeiras. O motivo: a entrevista coletiva de Felipão na véspera, após a vitória por 2 a 0 sobre o São Caetano pelo Campeonato Paulista de 2019.

Falando à imprensa após a partida em São Caetano do Sul, o treinador foi questionado a respeito da proposta que o meio-campista Bruno Henrique recebeu para trocar o Palmeiras pelo futebol chinês. E, incomodado sobre a possibilidade de perder o jogador, mostrou descontentamento.

"Quem disse que recebeu?", questionou Felipão. Diante da informação de que a divulgação havia sido feita pelo empresário do atleta, ironizou.

"Tem sido comum vocês (da imprensa) passarem as coisas à frente. Uma notícia que alguém diz, alguém fala, alguém planta e esse alguém tem interesse", disse. "Não gosto de me meter nestes assuntos, mas o empresário vende o peixe e vocês estão vendendo o peixe para ele de graça. Cobrem dele! Cobre um percentual! Vê se ele vai dar…"

Leia também:

O posicionamento do técnico palmeirense não foi bem recebido por Rizek. No programa Seleção SporTV desta segunda-feira, o apresentador lembrou ao técnico – e aos telespectadores – como o trabalho da imprensa é feito em casos como o de Bruno Henrique.

"Eu tenho uma profunda admiração pelo treinador Felipão. Ele conhece muito de futebol. Mas ele tem um conhecimento muito baixo de qual é o papel da imprensa", disse, exibindo em seguida o VT da resposta de Felipão na coletiva.

"É uma falta de compreensão sobre o que é o nosso papel, nosso trabalho. Todo mundo que passa alguma coisa à imprensa, nas mais variadas áreas – política, cultura –, normalmente tem algum interesse naquilo, e cabe ao jornalista filtrar qual é o interesse da fonte. Apurar se a informação é verdadeira, pesar aquilo, antes de soltar a notícia", acrescentou.

Na sequência, Rizek citou casos nos quais Felipão, segundo ele, divulgou à imprensa informações de seu interesse.

"O próprio Felipão, por quem eu tenho muito carinho, usa a imprensa também. Felipão, quantas vezes você já não usou a imprensa? Eu já vi você engessar a perna do Arce e colocar um saco de gelo desse tamanho no joelho do Paulo Nunes, para fingir que eles não jogariam a final do Brasileiro de 96 contra a Portuguesa. Eu fui um dos que acredite e coloquei: 'Paulo Nunes e Arce fora do jogo'", disse, indo além.

"O Felipão, na véspera de se apresentar no Palmeiras, na primeira passagem dele (1998 a 2000), ele deu uma entrevista para a Folha de São Paulo – nunca vou esquecer disso – dizendo que era a maior mentira, que ele não ia para o Palmeiras nada, que ia continuar no Japão (era técnico do Jubilo Iwata). No dia seguinte, ele estava dando entrevista, e a Folha foi fiel às palavras do Felipão e se deu mal naquela vez, porque acreditou nas palavras do técnico – que tinha interesse em desmentir, não queria que a informação saísse na mídia."

Ao encerrar a análise, Rizek reforçou o papel que, para ele, corresponde à imprensa. "Interesse, as pessoas têm. Cabe ao jornalista medir, pesar esse interesse antes de divulgar essa informação."

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.