Topo

Globo mantém veto às quartas, e "Atletiba" terá exibição apenas na internet

Gabriel Vaquer

28/01/2019 23h13

(imagem: Reprodução/Globo)

A RPC, afiliada da Globo no Paraná, confirmou que não exibirá o clássico Athletico-PR e Coritiba na próxima quarta-feira (30), válido pela quarta rodada do Campeonato Paranaense, na TV.

Leia mais:

Com isso, o Atletiba ficará restrito para a internet, como ocorreu em 2017. O canal informou que exibirá o jogo em seu site, a partir das 21h. A bola começará a rolar na Arena da Baixada às 21h30.

A Globo tentou, de todas as formas, exibir o clássico, que é o grande chamariz do estadual. Ele havia sido originalmente marcado para a próxima quarta, mas, a pedido da emissora, foi transferido para 6 de fevereiro.

A decisão foi tomada na última sexta (25), após contato do departamento jurídico do Paraná Clube que fez com que a Federação Paranaense (FPF) tivesse de remarcar o jogo novamente.

O artigo 14 do regulamento geral de competições da FPF proibia que um time disputasse três partidas em casa de maneira consecutiva. Se a mudança para o dia 6 de fevereiro se consumasse, o Coritiba quebraria o regulamento, pois jogaria seguidamente contra Maringá (1 a 1), Toledo (0 a 0) e Londrina (em 2 de fevereiro).

Para evitar reclamações, a federação retornou a data original. Para exibir a partida, a RPC precisaria de uma liberação da Globo. A emissora decidiu não exibir jogos de futebol nas quartas no mês de janeiro.

Segundo apurou o UOL Esporte, desde a última sexta a emissora paranaense tentou através de reuniões mudar a questão, mas não conseguiu. A transmissão na internet, porém, foi liberada na noite desta segunda (28), após aval dos clubes e da Globo.

Com isso, o principal clássico do futebol paranaense continua sem exibição na TV, mesmo com os dois clubes tendo voltado a licenciar juntos os seus direitos para a Globo no Estadual, o que não acontecia desde 2016. Naquele ano, a RPC exibiu a final do Paranaense entre os dois times, sendo o último clássico mostrado por ela até aqui.

Em 2017, o Athletico-PR tentou transmitir o jogo via Facebook e Youtube, mas não conseguiu e a partida foi cancelada. Em 2018, a final do Paranaense entres os clubes chegou a ser veiculada por 44 minutos no canal do clube rubro-negro no YouTube, mas a Globo derrubou a transmissão naquela plataforma. Ela foi concluída via Facebook.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.