Topo

Facebook faz parceria com a Fox para exibição de jogos da Libertadores

Gabriel Vaquer

25/01/2019 04h00

Javier Soriano/AFP

O Facebook fechou nesta semana uma parceria com o Fox Sports para a produção e exibição na rede social dos jogos da Libertadores nas noites de quinta-feira a partir deste ano. Segundo apurou o UOL Esporte, a parceria é nos mesmos moldes que a rede social de Mark Zuckerberg tem com o Esporte Interativo para a Champions League.

A exibição e escolha de jogos ficará por parte do Facebook, enquanto a Fox vai produzir, gerar o sinal e colocar sua equipe para transmissão. As partidas serão geradas a partir da página do Fox Sports na rede social. Além disso, o Facebook pagará ao canal um valor pelo serviço, assim como faz com a Turner.

Procurado oficialmente para falar sobre o assunto, o Facebook confirma a parceria com a Fox.

As negociações avançaram principalmente no último mês, quando várias reuniões ocorreram no Rio de Janeiro. A escolha do Facebook novamente em ter acordo com um canal já existente, em vez de montar sua própria equipe, mostra uma linha de raciocínio de negócio da rede social para começar no esporte.

A reportagem apurou que a escolha por esse caminho se dá por três fatores. O primeiro deles é o preço que os canais oferecem ao Facebook para realizar tudo, bem mais em conta do que montar toda uma estrutura técnica e de pessoal.

O segundo ponto é a questão técnica. Principalmente no caso da Fox, a empresa já recebe todos os sinais de transmissão da Libertadores. Qualquer outra empresa de comunicação escolhida teria de investir no mínimo para receber com qualidade a imagem que será enviada pela Conmebol a partir deste ano.

O terceiro ponto é de exposição. O Fox Sports mantém um estigma de "casa da Libertadores" com a exibição de jogos em sua rede social, além de já ter os direitos de TV. Enquanto isso, o Facebook lucra com a audiência alta e custos bem mais baixos de produção. Todo mundo sai ganhando.

Vale lembrar que a Libertadores terá quatro exibidores este ano. Além do Facebook com jogos exclusivos nas noites de quinta, a Globo vai exibir uma partida por rodada na TV aberta, enquanto SporTV e Fox Sports, nas noite de terça e de quarta, têm os direitos para TV paga.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.