Topo

Santos critica comentarista da Fox por “xenofobia” sobre reforços gringos

UOL Esporte

23/01/2019 16h22

O Santos emitiu um comunicado oficial criticando o comentário feito por Leandro Quesada durante a participação no "Expediente Futebol", do FOX Sports, na última terça-feira. Na atração, o comentarista chama de "lixaiada" as contratações estrangeiras feitas pelo clube paulista.

"Eu sou contra contratar esses caras também. Não entendem nada de futebol brasileiro mesmo. Ele não sabe nem onde fica a Vila Belmiro. O problema é a herança que o Sampaoli vai deixar: traz o Aguilar, de repente traz o Campaña… Traz mais três ou quatro caras argentinos, daqui a pouco bota o pé e vai embora, deixa essa 'lixaiada' aí para o próximo", disse Quesada durante o programa.

Em nota oficial, o Santos considerou que o comentário de Quesada envolve preconceito com estrangeiros. Além de Aguilar, o clube contratou Yeferson Soteldo, que é venezuelano. "Além de ofensivo, o termo utilizado também é uma forma de xenofobia, já que foi utilizado em referência a um jogador venezuelano e um colombiano".

O clube pediu para que os torcedores não tenham "reações negativas e extremas" em relação a Quesada, mas exigiu um pedido de desculpas do FOX Sports à torcida santista. "Por fim, o clube espera que a relação com a imprensa seja sempre profissional e de respeito mútuo, mas o Santos FC irá a público para se posicionar todas as vezes em que entenda que a instituição e seus torcedores não sejam tratados com da maneira que merecem", completa a nota o Santos.

Procurado pela reportagem, o FOX Sports não se pronunciou até o fechamento deste texto.

Confira a nota oficial do Santos: 

No atual formato da comunicação, a mensagem não termina com o jornalista, repórter ou comentarista. Hoje, os torcedores são parte ativa no processo e, portanto, é preciso não só pensar no conteúdo, mas em como ele será recebido.

Nesta quarta-feira (N.R: o comentário foi feito no programa de terça-feira), durante o programa Expediente Futebol, do canal Fox Sports, o jornalista Leandro Quesada tratou de forma extremamente desrespeitosa os atletas Aguilar e Soteldo, contratados recentemente pelo Clube. Além de ofensivo, o termo utilizado também é uma forma de xenofobia, já que foi utilizado em referência a um jogador venezuelano e um colombiano.

Esse tipo de atitude cria na torcida santista um sentimento de raiva em relação à imprensa que o Santos FC tenta evitar a todo custo, já que não há nenhum interesse do Clube em que haja esse tipo de relação hostil.

O clube compreende que os altos custos fizeram com que grande parte da grade dos canais esportivos hoje seja preenchida com programas de muitas discussões e palpites e pouquíssima informação. Mas o respeito, a ética e o caráter seguem como princípios básicos para o exercício do bom jornalismo, independentemente da forma como ele seja apresentado.

O Santos FC pede para que os torcedores não tenham reações negativas e extremas em relação à opinião dos jornalistas sobre o time, mas para isso também pede que determinados profissionais da imprensa deixem o clubismo de lado e tenham o mínimo de respeito na forma em que tratam o Clube.

O mínimo que o Santos FC espera do canal Fox Sports é um pedido de desculpas à toda torcida santista pelo termo utilizado pelo jornalista para se referir aos atletas.

Por fim, o Clube espera que a relação com a imprensa seja sempre profissional e de respeito mútuo, mas o Santos FC irá a público para se posicionar todas as vezes em que entenda que a instituição e seus torcedores não sejam tratados com da maneira que merecem.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.