Handebol consegue feito inédito, mas TVs brasileiras não mostram
Pela primeira vez, a seleção brasileira de handebol conseguiu vencer três times europeus em um Mundial. Também garantiu a melhor posição da história com a inédita classificação para segunda fase. Mas quase nenhum brasileiro viu.
Dona da prioridade de transmitir a competição, a Rede Globo não chegou a um acordo com a Federação Internacional de Handebol e o torneio ficou fora da grade no país. Pessoas que acompanharam as negociações contaram que não foi possível chegar a um ponto comum entre o que o canal de televisão estava disposto a investir e o valor pedido pela organização do evento.
A versão foi confirmada em uma nota publicada pela Confederação Brasileira de Handebol em seu site. "O Grupo Globo e a Federação Internacional de Handebol (IHF) não chegaram a um acordo quanto ao direito de transmissão do Campeonato Mundial de Handebol Masculino 2019", informou um trecho do texto.
Em nota encaminhada ao UOL Esporte a emissora confirmou o que foi relatado e negou que houve alguma desavença. "Conforme consta no próprio post/nota oficial da Confederação, ambos não chegaram a um acordo. Não houve nenhum entrave entre as partes".
Brasil também ficou sem streaming
A falta de um contrato com a Globo levou a entidade a procurar novos parceiros. O resultado foi que os direitos de transmissão para o Brasil terminaram com a Enjoy TV, um canal com sede na Malásia. Os motivos da aquisição por um canal focado no mercado asiático que aposta em conteúdo para plataformas móveis como celular e tablet não foram entendidos.
Mas o efeito foi que o Brasil ficou sem os jogos na televisão fechada e o serviço de streaming disponibilizado pelo site da Federação Internacional de Handebol. A única maneira de acompanhar as partidas era em links na internet.
Desta maneira, os brasileiros não viram a melhor campanha da história da seleção masculina de handebol. O time foi até a segunda fase pela primeira vez na competição, garantindo pelo menos a 12ª colocação.
A posição pode ser ainda melhor dependendo do resultado da última rodada, quando a equipe enfrenta a Islândia. Mas não há mais possibilidade de avançar às semifinais depois da derrota para a Espanha nesta segunda-feira.
Felipe Pereira
Do UOL, direto de São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.