Topo

Dudu merece seleção? Zé Elias e jornalista da ESPN fazem debate acalorado

UOL Esporte

17/01/2019 20h25

Os comentaristas Zé Elias e Renato Rodrigues subiram o tom durante a edição desta quinta-feira (17) do Futebol na veia, programa de debates da ESPN Brasil. O motivo: uma possibilidade de convocação de Dudu, do Palmeiras, para a seleção brasileira.

Durante o debate, Dudu foi comparado com Bernard, atacante do Everton (ING). A ideia era colocar frente a frente os cenários que os dois jogadores enfrentam no Brasil e na Inglaterra, respectivamente.

Zé Elias então sugeriu que jogadores de destaque na Europa fossem analisado atuando no futebol brasileiro. Renato então discordou.

"É muito mais fácil jogar no Brasil do que na Premier League. Ponto. Não tem poder financeiro para trazer o jogador para cá", disse Renato.

"São exigências diferentes. As exigências do futebol brasileiro também são difíceis", argumentou Zé Elias, reclamando de um suposto menosprezo do colega de programa.

"Eu estou falando que o nível lá é maior do que aqui. Isso não é menosprezar, é ser realista", disse então Renato.

"A gerente fala que as exigências são difíceis, diferentes. Concordo. Taticamente, tem que saber se posicionar, tem que ser mais intenso. E com a bola, você tem que jogar. Não é isso? Eu sei, eu falo por experiência própria", rebateu Zé Elias, que defendeu clubes como Bayer Leverkusen, Inter de Milão, Bologna, Olympiakos e Genoa durante sua carreira como jogador.

A resposta, porém, desagradou a Renato Rodrigues. "Ah, então fala o cara que jogou e o cara que não jogou", ironizou. "Então é mais fácil, você tem razão. Eu nunca joguei em lugar nenhum, então…"

"Ninguém está dizendo isso, Renato", apaziguou o ex-jogador. "Eu estou falando que vivenciei isso e digo para você: do que eu convivi com os jogadores europeus, para eles virem jogar aqui é mais complicado. Não tem a proteção, taticamente, porque o zagueiro europeu tem suas dificuldades, então os times compensam taticamente. Os meias não vão ter essa intensidade, então você vai ter que saber jogar", exemplificou.

"Mas qualquer pessoa que você tira de um lugar e põe no outro vai ter dificuldade de adaptação", disse Renato. "Onde é mais fácil o Dudu se destacar? No Everton ou no Brasil? Aqui", completou.

Apesar da cobrança por um cenário que exija mais do atacante do Palmeiras, Renato defendeu a ideia de que o camisa 7 poderia ter sido convocado após a Copa do Mundo de 2018. Para ele, porém, é preciso entender que o jogador possivelmente terá outro rendimento em um cenário diferente.

"Falar que é a mesma coisa… Não tem como, cara. Tanto é que o Dudu joga bem há muitos anos e não está em um clube médio da Europa, embora eu ache que tem capacidade para isso", disse, antes do intervalo do programa na ESPN.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.