Topo

NFL cresce na ESPN e canal chega até a liderar com jogos de playoffs

UOL Esporte

11/01/2019 04h00

Tim Warner/Getty Images/AFP

Reta final do futebol americano chegando e a ESPN termina mais uma temporada comemorando. A um mês do Super Bowl 53, que será disputado em 3 de fevereiro, a emissora acumula crescimento na audiência. Não à toa, de acordo com o Ibope Repucom, hoje, o Brasil é o segundo país com mais público da liga americana fora dos EUA, perdendo apenas para o México.

No último fim de semana, na primeira rodada de playoffs da temporada, a ESPN chegou a liderar a audiência da TV paga. Isso aconteceu no jogo entre Indianapolis Colts e Houston Texans, disputado no sábado e com vitória dos Colts por 21 a 7.

Até aqui, a temporada já acumula um crescimento de 30% na audiência levando em consideração o público alvo do canal, que é de homens entre 18 a 49 anos. A maior parcela fica por conta dos jovens, entre 18 e 24, que representaram uma subida de 48%.

No entanto, a ESPN não está focada apenas com o crescimento masculino. Entre as mulheres, a NFL também vem em ascensão. A emissora estima que mais de 1 milhão de mulheres com TV paga acompanharam as transmissões da NFL, um aumento de 18% em relação ao último ano.

Parte da estratégia do canal da Disney para atrair esse público é ter uma mulher entre o seu time de comentaristas. Paula Ivoglo foi contratada pela ESPN em outubro de 2017 e tem feito cada vez mais participações em transmissões e programas voltados ao esporte americano.

Com esse crescimento, a ESPN fica esperançosa com o que encontrará no começo de fevereiro com o Super Bowl. Há um ano, a decisão do futebol americano vencida pelo Philadelphia Eagles colocou a emissora na liderança entre os canais de TV por assinatura.

Leandro Carneiro
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.