Topo

FPF muda horário do Paulista; Globo não exibirá jogos em janeiro às quartas

UOL Esporte

04/01/2019 18h23

(imagem: Reprodução/Globo)

A Federação Paulista de Futebol anunciou nesta sexta-feira (4) a mudança de horários de jogos do Campeonato Paulista, a grande maioria inicialmente prevista para ser exibida pela Globo em TV aberta.

Segundo a nova tabela da FPF, o Palmeiras, que seria o campeão de exibições em canal aberto, só terá apenas um jogo exibido na Globo nas oito primeiras rodadas. Mudaram de horário as partidas do alviverde contra Botafogo-SP e Oeste. Os duelos continuam nos dias 23 e 30 de janeiro, mas ambos vão para o pay-per-view, começando às 21h.

O clássico entre Palmeiras e Santos, marcado para a oitava rodada, também mudou. Ele sai do dia 24 de fevereiro, às 17h, e vai para o dia 23 de fevereiro, às 19h. A transmissão sai da Globo e vai para o Premiere. São Paulo x Red Bull Brasil entra no lugar.

Com as novas mudanças, o campeão de exposição na TV aberta será o São Paulo, com três jogos exibidos. O Corinthians terá duas partidas, enquanto Santos e Palmeiras ficam com apenas um.

"As mudanças ocorrem para atender grade de televisão, ajustar jogos do Santos de acordo com o compromisso do clube na primeira fase da Copa Sul-Americana, além de pedidos da Polícia Militar", disse em nota a FPF.

Tal mudança atende um desejo da Globo, que tinha em seu planejamento inicial de programação, divulgado em dezembro, exibir jogos às quartas apenas no mês de fevereiro, quando estreia o novo horário do futebol, a partir das 21h30.

Além disso, as mudanças fortalecem o pay-per-view, que ganha um clássico e mais jogos de um dos campeões de assinatura do Premiere, o Palmeiras. O fortalecimento do pay-per-view já era um movimento visto antes das atuais mudanças horárias.

No SporTV, por exemplo, 40 jogos serão exibidos nas primeiras oito rodadas do Campeonato Paulista, mas apenas quatro deles serão de clubes grandes. A intenção é acostumar o telespectador a ver jogos grandes no Premiere e aumentar o número de assinantes no período do Estadual. Procurada oficialmente para falar sobre as mudanças de horário feitas pela FPF, a Globo disse que não há novidades na questão, já que divulgou em dezembro que só exibiria jogos às quartas em fevereiro.

Transmissões da Globo antes da alteração da FPF:

Rodada 1 – Corinthians x São Caetano  – 20/1
Rodada 2 – Palmeiras x Botafogo – 23/1
Rodada 3 – Santos x São Paulo – 27/1
Rodada 4 – Oeste x Palmeiras – 30/1
Rodada 5 – São Paulo x São Bento – 3/2
Rodada 6 – Novorizontino x Corinthians – 10/2
Rodada 7 – Ferroviária x Palmeiras – 17/2
Rodada 8 – Palmeiras x Santos – 23/2

Transmissões da Globo com mudanças na tabela:

Rodada 1 – Corinthians x São Caetano – 20/1
Rodada 2 – (sem jogos)
Rodada 3 – Santos x São Paulo – 27/1
Rodada 4 – (sem jogos)
Rodada 5 – São Paulo x São Bento – 3/2
Rodada 6 – Novorizontino x Corinthians – 10/2
Rodada 7 – Ferroviária x Palmeiras – 17/2
Rodada 8 – São Paulo x Red Bull Brasil – 24/2

Outros jogos alterados

São Caetano x Palmeiras (fica no dia previsto, 27 de janeiro, mas sai das 11h e vai para 17h)
Corinthians x São Paulo (sai do dia 16 de fevereiro às 17h e vai para o dia 17 de fevereiro às 11h)

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.