Topo

Saída de medalhões causa insegurança em profissionais experientes do SporTV

UOL Esporte

23/12/2018 04h00

Nas últimas semanas, a dispensa de profissionais experientes com 55 anos ou mais no esporte da Globo tem deixado mais apreensiva a vida dos empregados com mais idade na emissora. Segundo apurou o UOL Esporte, alguns narradores, comentaristas e profissionais mais vividos estão receosos de perderem seus empregos com a notória renovação que vive o esporte do Grupo Globo.

De alguns meses para cá, novatos têm sido contratados, enquanto nomes históricos foram dispensados. É o caso, por exemplo, de Lito Cavalcanti, que foi comentarista de Fórmula 1 do SporTV por 24 anos, e de PC Vasconcellos, que saiu após 13 anos da emissora, onde chegou a ser chefe de redação.

O temor maior vem, principalmente, dos narradores e comentaristas, que são mais suscetíveis a serem substituídos num futuro próximo. E quanto mais velho, mais difícil para se realocar no mercado de trabalho.

Nomes históricos dos bastidores, que também eram experientes na idade e estavam no Esporte, saíram. Foram os casos de Raul Costa Jr e Mario Jorge Guimarães, diretores que faziam parte da área de eventos.

Os dois foram substituídos por Joana Thimóteo, uma executiva mais nova e que acumulará os cargos de gerente de grandes eventos e de gestão de elenco.

No entanto, a unificação e renovação do Grupo Globo deve continuar em 2019, chegando em seu último estágio conforme planejado desde 2017 pela emissora carioca, o que pode acarretar em novas e importantes saídas.

Chegadas também irão ocorrer de novos nomes para a casa. Um certo é de Rodrigo Rodrigues, jornalista e apresentador ex-ESPN, que não vai renovar com o Esporte Interativo e seguirá para o SporTV.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.