Topo

Globo oficializa novo horário de transmissões do futebol em 2019

UOL Esporte

18/12/2018 17h42

(imagem: Reprodução/Globo)

Em um grande comunicado sobre sua programação no período de férias escolares, a Globo oficializou o novo horário das transmissões do futebol nas noites de quarta-feira a partir de fevereiro de 2019.

Segundo a emissora carioca, as transmissões vão começar no dia 20 da janeiro, um domingo, com o retorno dos principais campeonatos estaduais por todo o Brasil.

Porém, apenas 17 dias depois, no dia 6 de fevereiro, uma quarta-feira, a Globo irá colocar em prática o novo horário, com jogos às 21h30. Antes disso, as exibições noturnas durante a semana continuam às 21h45.

Leia também:

Casão presenteia Arnaldo em gravação do último "Bem, Amigos" do ano
Criador do funk do deca do Palmeiras tira onda com Denílson
Em último Bem, Amigos! do ano, Galvão homenageia PC Vasconcellos e Arnaldo

O novo horário atende um pedido da CBF para os jogos nacionais e também representa os interesses da Conmebol para partidas da Libertadores.

Ambas as entidades já negociavam a antecipação do horário do futebol com a Globo fazia algum tempo, por reclamações frequentes de clubes e torcedores, tanto que houve a redução de horário das 22h para 21h45 em 2016.

Internamente, a Globo viu com bons olhos a antecipação. Primeiro porque deixa de ser criticada por colocar jogos de futebol tarde da noite. E segundo, por conta de sua grade de programação.

Com o futebol sendo iniciado às 21h30, a novela das 21h, a maior audiência da casa, perderá um bloco de exibição nas quartas, conforme apurou a reportagem.

No entanto, as partidas não devem passar das 23h20, o que dá fôlego para a emissora criar uma nova faixa de shows ou fortalecer o "Profissão Repórter", jornalístico de Caco Barcellos, que começa muitas vezes de madrugada.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.