Topo

Após revelar repórteres da Globo, Passaporte SporTV será encerrado

UOL Esporte

16/12/2018 04h00

Domitila Becker e Lucas Strabko, apresentadores do programa 'É Gol', do SporTV

Criado em 2010 para descobrir novos jornalistas e revelador de nomes como Domitila Becker e Felipe Santana, o projeto "Passaporte SporTV" será descontinuado pelo Grupo Globo.

A reportagem apurou que a emissora pretende realizar uma mudança na forma de descobrir novos talentos, estudando outros formatos para tal. Pesou para a decisão um fato ocorrido no início deste mês.

O "Passaporte" era um projeto idealizado pelo executivo Raul Costa Jr, ex-diretor responsável do SporTV e de eventos do Grupo Globo. Ele deixou seu cargo no início de dezembro. Com a saída de seu "pai", o "Passaporte" perdeu um importante defensor.

O projeto foi criado em 2010 para ser realizado durante a Copa do Mundo da África do Sul. Nele, jovens jornalistas eram recrutados para participar de grandes coberturas, como Mundiais de futebol e Olimpíadas.

Foram cinco edições realizadas, entre 2010 e 2018. Entre os nomes revelados e que ainda estão em destaque no Grupo Globo, estão Domitila Becker, atualmente apresentadora do SporTV; Júlia Guimarães, repórter de destaque no Esporte da Globo; e Felipe Santana, correspondente da emissora nos Estados Unidos.

Procurada para falar sobre o assunto, a assessoria do SporTV afirmou que, de fato, estão em estudos novos formatos para a captação de talentos para o canal.

"A unidade de Esportes do Grupo Globo está reestruturando o 'Passaporte SporTV' e no momento avalia novas oportunidades e formatos para captação de jovens talentos do jornalismo em 2019. Criado em 2010 para selecionar aspirantes para coberturas esportivas, teve sua primeira edição na Copa do Mundo, na África do Sul. Desde então, mais de 20 jornalistas já passaram pelo projeto e permaneceram em empresas do Grupo Globo em funções de reportagem, produção, edição, redes sociais, narração e apresentação", disse em comunicado.

Gabriel Vaquer
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.