Facebook terá jogos de brasileiros em cinco de seis rodadas da Libertadores
Nesta sexta-feira (14), a Conmebol anunciou oficialmente os vencedores da licitação pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. A novidade é a entrada do Facebook, que exigiu algumas contrapartidas para fechar o negócio.
A reportagem apurou que, por contrato, a Conmebol prometeu escalar times brasileiros em pelo menos cinco das seis rodadas da fase de grupos da Libertadores em 2019, nas noites de quinta-feira, onde os jogos são exclusivos da rede social.
O pedido ocorreu porque o Facebook queria garantias de que sua transmissão daria certo no Brasil, e isso só será possível se brasileiros forem transmitidos. Para atender a exigência, a Conmebol pediu o pagamento do valor integral dos direitos dos jogos, o que foi atendido.
A transmissão dos jogos será em português, mas até o fim do ano será definido qual produtora deverá tocar essa questão. A exibição também deu uma pequena confusão entre as concorrentes.
O Facebook queria repetir a parceria que tem com o Esporte Interativo na Champions League e transmitir os jogos através de sua conta na rede social, contando também com a equipe de jornalistas do projeto esportivo da Turner.
Porém, a Fox, que também adquiriu os direitos de transmissão, questionou esse ponto e argumentou que a exibição pelo Facebook deveria ocorrer usando equipe da Fox ou do SporTV, no mesmo esquema de parceria com o EI.
No entanto, o Facebook conseguiu resolver a questão e decidiu que contratará uma produtora para exibir as partidas. A definição dela deve ocorrer até o fim deste ano.
Desde maio deste ano, já estavam definidos quem seriam os donos dos direitos de exibição da Libertadores, conforme noticiou o UOL Esporte.
A Globo tem o direito de apenas um jogo em TV aberta nas quartas-feiras, enquanto Fox Sports e SporTV ficaram com os jogos na TV paga; a Fox terá a primeira escolha e exibição exclusiva em TV por assinatura da final única a partir de 2019. O Facebook tem direito de todos os jogos das noites de quinta-feira.
Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.