Topo

Gentil não deixará esporte totalmente, e transição na Globo será cuidadosa

UOL Esporte

25/10/2018 04h00

(foto: reprodução/TV Globo)

Nas últimas semanas, de forma sigilosa, a Globo começou a transição da apresentadora Fernanda Gentil para o núcleo de entretenimento, algo que o departamento de esporte já via como natural nos últimos anos.

O UOL Esporte obteve a informação de que a jornalista ficará no departamento até o fim do ano, e, consequentemente, no "Esporte Espetacular".

Gentil não deverá deixar totalmente o esporte e deve fazer caminho parecido com o de Tiago Leifert nos últimos anos: em grandes eventos, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, ela voltará para reforçar a cobertura. Este é um desejo da própria jornalista.

A emissora teve a chance de observar sua evolução e potencial no entretenimento durante o programa "Papo de Almoço", que ela comanda semanalmente na Rádio Globo. Diretores do canal sempre ouviam a atração e se impressionaram com a evolução rápida de Fernanda.

Por ora, sua passagem do esporte para a nova função está sendo feita de forma lenta. Além disso, ela deverá assinar um novo contrato com a Globo para selar a mudança, algo normal para quem deixa o jornalismo e entra no departamento de entretenimento.

Assim que este documento for assinado, a mudança deve ser acelerada pela Globo. Existe uma ideia de colocar Gentil em um programa aos domingos, mas tudo ainda é extremamente prematuro na casa. Uma decisão sobre isso só será tomada em 2019.

Fernanda Gentil está desde 2009 no Grupo Globo e passou para a TV aberta em 2012. Na casa, comandou o "Globo Esporte Rio", foi repórter especial, também fez por alguns meses o "Globo Esporte SP" e estava no "Esporte Espetacular" desde setembro de 2016. Antes, ela passou pelo Esporte Interativo.

Procurada para comentar a mudança de Fernanda Gentil e sua saída do núcleo de Esporte, o Departamento de Comunicação da emissora preferiu não comentar sobre o assunto neste momento. A jornalista também não falou sobre o assunto.

Assim que a apresentadora deixar o "Esporte Espetacular", Bárbara Coelho, sua substituta imediata, assumirá a atração ao lado de Felipe Andreoli.

A escolha de Bárbara é natural, já que ela sempre foi bem avaliada na casa e cobriu as férias de Fernanda na atração. Em fevereiro, o UOL já noticiava que seu nome era considerado a melhor opção no caso de uma eventual ida de Gentil para o entretenimento, como acontece agora.

Seu entendimento de futebol e estudo do esporte, por exemplo, é muito elogiado na emissora. Recentemente, além de substituir Fernanda nas férias, Bárbara também fez o "Globo Esporte Rio", em um sábado, e o "Central da Copa", na Copa do Mundo.

Para o lugar de Bárbara no "Tá na Área", a primeira ideia do SporTV é deslocar Domitila Becker, do "É Gol", para o programa do fim de tarde.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.