Topo

Globo se posiciona por adiar exibição de replay em lance de Inter x Santos

UOL Esporte

23/10/2018 14h59

Crédito da foto: Reprodução/SporTV

A polêmica envolvendo arbitragem no empate em 2 a 2 entre Internacional e Santos, no Beira-Rio, resultou em posicionamento da TV Globo. Isso porque a emissora, que transmitiu o jogo em seu canal fechado, o SporTV, não exibiu de imediato o replay do gol anulado de Leandro Damião, aos nove minutos do segundo tempo (o jogo estava 1 a 1).

O motivo da polêmica foi a demora do árbitro Ricardo Marques Ribeiro para definir o lance, deixando a partida paralisada por cerca de seis minutos. Ao fim do jogo, o técnico Odair Hellmann acusou o árbitro de aguardar o replay da televisão para tomar uma decisão, sugerindo uma possível interferência externa.

Dessa forma, a Globo optou por divulgar uma nota oficial sobre o caso. A emissora anunciou que não reprisará mais lances antes da decisão final da arbitragem em suas transmissões, seguindo o protocolo da Fifa. A norma se refere a jogo que contam com o árbitro de vídeo, mas o grupo optou por utilizá-lo em todos os jogos.

A emissora ainda recordou a exibição da final da Copa do Brasil, onde este procedimento foi adotado. "A partir de agora, nas transmissões em que o Grupo Globo produzir o sinal, este será o protocolo a seguir, mesmo quando a competição não tiver VAR", anunciou, em nota.

Confira a nota na íntegra:

"A chegada do VAR mudou a perspectiva da arbitragem. No jogo de ontem, a transmissão da TV optou por não exibir o replay antes da decisão, como é o protocolo da Fifa quando tem a produção das imagens com árbitro de vídeo.

O mesmo procedimento foi adotado na final da Copa do Brasil, que tinha VAR. A partir de agora, nas transmissões em que o Grupo Globo produzir o sinal, este será o protocolo a seguir, mesmo quando a competição não tiver VAR.

Vale acrescentar que, com ou sem árbitro de vídeo, o Grupo Globo não tem nenhuma responsabilidade sobre a decisão dos árbitros, que, por regra, não podem sofrer interferência externa".

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.