Topo

Executivos da Disney, ESPN e Fox Sports vão ao Cade para aprovar fusão

UOL Esporte

16/10/2018 12h00

Executivos da ESPN Brasil e do Fox Sports, além de mandatários da Disney e da Fox, se reuniram pela primeira vez no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para falar sobre a fusão dos grupos no Brasil.

Segundo apurou a reportagem, a convocação foi feita pelo Conselho em prol do processo, aberto em julho pela Disney, para que a fusão da empresa com a Fox seja concluída e aprovada.

Entre os executivos importantes estiveram German Hartenstein, diretor-geral da ESPN no Brasil; Ana Luiza David, diretora jurídica da ESPN; Fernando Pazmiño, vice-presidente sênior de programação e aquisições do Fox Sports; Raphael Crescente, diretor associado de negócios e assuntos legais da Fox Networks Group; e José Franco, diretor geral da Disney no Brasil.

No total, quase 20 pessoas participaram da reunião. O assunto principal foi a fusão entre ESPN e Fox Sports, que é considerada por alguns setores prejudicial para o mercado, já que cria uma polarização no mercado esportivo de TV.

Além disso, segundo uma pessoa que estava na reunião e foi ouvida pela reportagem, o Cade perguntou para ambas as empresas os planos futuros no quesito direitos de transmissão e o tempo que precisam para concluírem a fusão.

Recentemente, a diretoria do Fox Sports tentou acalmar os funcionários sobre a fusão com a Disney, já que havia um pânico geral na redação. O canal prometeu que, nos próximos dois anos, não ocorrerão grandes mudanças.

Já do lado da ESPN, o assunto ainda é um tabu internamente e só ocorre na informalidade.

Procurada para comentar sobre a reunião, ESPN Brasil afirmou que não se pronunciará oficialmente sobre o assunto. Já a Fox não respondeu até a publicação da reportagem.

A Disney adquiriu os ativos de cinema e parte de televisão da Twenty-First Century Fox por US$ 71,3 bilhões. Entre os ativos estão os canais pertencentes a Fox na América Latina, como a homônima, o Fox Sports e NatGeo.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL, em Aracaju (SE)

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.