Topo
UOL Esporte vê TV

UOL Esporte vê TV

Galã em "A Fazenda", João Zoli jogou futebol até 18 anos e "era habilidoso"

UOL Esporte

03/10/2018 04h00

Um dos participantes mais badalados da décima edição do reality show "A Fazenda", que começou em 18 de setembro, o ator e cantor João Zoli tem um passado pouco conhecido até por seus fãs: até os 18 anos de idade ele tentou carreira como jogador de futebol. Filho do cantor Cláudio Zoli, conhecido pelos hits "Noite do prazer" ("Na madrugada vitrola rolando um blues…") e "À francesa" ("Se eu te peço pra ficar ou não…"), João tem 25 anos e viveu durante toda a juventude o sonho de jogar bola profissionalmente, interrompido por um rompimento de ligamentos do joelho e a dificuldade para encontrar clubes.

"Conheci o João ainda garoto, de 10 para 11 anos. Eu trabalhava com o time de futsal da escola e começamos a perceber o potencial dele para o futebol. Um canhotinho bom de bola, que batia bem com as duas pernas. Fizemos o convite para ele jogar no time e até 15 anos ele ficou com a gente. O João jogava de ala esquerdo, chegava bem na frente, toque bom, potência no chute. Como ele tinha uma estatura boa e técnica na saída de bola, no campo ele foi para a zaga. Era um zagueiro alto e habilidoso", conta Marcos Rebeque, professor de Educação Física do Colégio Pluz, de Niterói, e ex-treinador do atual participante de "A Fazenda".

Na adolescência, João Zoli fez testes e peneiras em vários clubes do Rio de Janeiro e acabou aprovado pelo Botafogo, em que jogou nas divisões de base. Ficou até a categoria sub-20. O sonho acabou depois de uma lesão, cirurgia e falta de perspectivas de profissionalização. Ele atuou na várzea e cogitou jogar e estudar nos Estados Unidos, mas os planos não se concretizaram. "Eu acho que foi ruim para o futebol perder um talento como o João. Ele poderia ter sucesso", explica Marcos.

Victor Hugo Pontes, companheiro de João na época do futsal do Colégio Pluz, tem a mesma impressão que o treinador sobre o potencial do amigo. E a opinião é abalizada: Victor atuou profissionalmente até ano passado, quando passou pelo Tsv Butzow, da Alemanha, e decidiu deixar o futebol aos 25 anos.

Depois de deixar o futebol, João decidiu seguir a veia artística da família. Formou-se em atuação na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), fez trabalhos como ator e modelo e lançou até um projeto musical com o irmão Pedro Zoli, o "Dois Z". Em 2018, apareceu a chance de fazer parte do elenco de "A Fazenda". Um dos participantes mais próximos de João é o ex-jogador Aloísio Chulapa, ídolo da torcida do São Paulo, com quem ele já conversou sobre futebol, Neymar e seleção brasileira.

João Zoli abraça Aloísio Chulapa, seu companheiro de confinamento (Foto: Reprodução)

João Zoli também forma o único par romântico da casa até o momento. Logo na primeira semana de confinamento, ele se envolveu com a influenciadora Gabi Prado, que já havia participado do reality show "De Férias Com o Ex", na MTV. O ator, até então pouco conhecido, já ganhou milhares de seguidores nas redes sociais e uma série de fã clubes, que contam com admiradores de suas aparições com pouca roupa no reality. O apresentador Marcos Mion apelidou o galã desta edição de "Jon Snow de Itapecerica", uma brincadeira sobre a semelhança com o personagem de "Game of Thrones".

O sucesso de João Zoli do ponto de vista da beleza até surpreende o pessoal da época do futebol. "O tempo fez bem para ele. Era patinho feio e virou galã", brinca o ex-técnico.

Gabriel Carneiro
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.

Mais UOL Esporte vê TV