Topo

Sem acordo, agência não libera imagens e Italiano some da TV brasileira

UOL Esporte

29/09/2018 11h00

Até então o mais tradicional campeonato europeu da história da TV brasileira, sendo exibido desde os anos 80 ininterruptamente, o Campeonato Italiano praticamente sumiu da TV brasileira nas últimas semanas.

A reportagem apurou que as emissoras esportivas não estão conseguindo a liberação da IMG, agência detentora dos direitos de transmissão, para exibir gols da rodada e fazer a cobertura jornalística do evento.

Um exemplo disso foi a partida onde Cristiano Ronaldo marcou seus primeiros gols no Italiano, contra o Sassuolo. Mesmo com todos os canais pedindo uma exceção, ela não foi feita. O fato chateou a produção do SporTV, por exemplo.

Nem mesmo imagens de internet estão liberadas, com o risco dos canais sofrerem sanções. Internamente, SporTV, ESPN e Fox Sports já avisaram seus profissionais para tomarem o devido cuidado.

A não liberação de imagem foi uma opção da IMG. A agência quer fechar um contrato de exibição na televisão para liberar a cobertura jornalística para os canais que desejam.

Mesmo com interesses, atualmente, é possível afirmar que não existem grandes interessados ou favoritos para adquirir o Italiano. A maior reclamação continua: os preços acima da média e considerados proibitivos.

Para quem deseja assistir às partidas, existem duas opções atualmente. A primeira é assinar o serviço Série A Pass. A segunda é ter o canal Rai Itália, emissora que exibe dois jogos por rodada e está disponível nas principais operadoras do Brasil.

Procurada para comentar o assunto, a IMG disse: "enquanto não fecharmos um acordo não disponibilizaremos nenhum conteúdo para os canais".

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL, de Aracaju (SE)

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.