Topo

Diretoria da Fox tenta acalmar funcionários sobre compra da Disney

UOL Esporte

26/09/2018 06h20

Na primeira semana deste mês de setembro, o VP sênior e CCO (Chief Content Officer) dos canais Fox, Eduardo Zebini, teve uma reunião interna com os contratados dos canais Fox Sports para falar abertamente pela primeira vez sobre a venda do grupo para a Disney.

Segundo apurou o UOL Esporte, Zebini, que é o responsável direto pela emissora esportiva desde que ela chegou ao Brasil, em 2012, tentou tranquilizar os funcionários após notícias de que a emissora iria acabar com os novos sócios majoritários.

Foi uma reunião tranquila, onde dois pontos principais foram abordados. O primeiro, garantido por Zebini, é que nenhuma mudança na Fox deve acontecer nos próximos dois anos – ou seja, não acontecerão grandes cortes, por enquanto.

O segundo ponto, também conversado, é que novos investimentos devem vir na emissora. O primeiro deles foi a compra dos direitos de transmissão da Uefa Europa League (Liga Europa) com exclusividade para o Brasil nos próximos três anos.

Além disso, o canal tem negociações para começar a transmitir o NBB (Novo Basquete Brasil), principal liga de basquete do Brasil, que deixará de ser exibida no SporTV. A ESPN também tem conversas avançadas.

No entanto, mesmo com a reunião, o clima ainda está incerto e tenso. Foi a primeira vez que se falou abertamente na venda para a Disney na Fox, até então um assunto que era tratado como um tabu na emissora.

No Brasil, a compra da Fox pela Disney está em processo de avaliação no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). No processo, o conselho tem ouvido a opinião de empresas interessadas na fusão para saber os seus impactos no mercado.

O UOL Esporte procurou o Fox Sports desde a última quinta-feira (25), mas até o fechamento desta matéria não foi enviada uma posição oficial sobre o asssunto. Caso o faça, a matéria será atualizada.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL, em Aracaju

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.