Sem EI em 2019, SBT estuda exibir final da Copa do Nordeste em todo o país
Da mesma maneira que ocorreu neste ano, o SBT já faz planos para transmitir em rede nacional pelo menos a final da Copa do Nordeste de 2019, torneio que reunirá 16 clubes da região e tem os direitos de transmissão detidos pela emissora de Silvio Santos. Na última terça-feira, durante evento nacional de lançamento da nova edição do torneio em São Paulo, o diretor comercial do canal disse que a ideia será de novo trabalhada internamente.
"Teve uma discussão em 2018, mas em função de algumas condições, inclusive o calendário, porque o jogo acabou ficando um pouco espremido na Copa do Mundo, não levamos adiante o assunto. Para o ano que vem a transmissão nacional é algo que pode ser colocado na mesa de novo", explica Marcelo Parada, responsável pela área comercial do SBT.
A temporada de 2019 será a primeira após o encerramento dos canais Esporte Interativo, que detinham os direitos de transmissão em TV fechada e tomavam parte da audiência do canal aberto. A Turner, que administra o EI, manterá o pagamento de cotas previsto em contrato até 2022, mas não exibirá o conteúdo nem sequer em serviços de streaming – os dois ativos, TV fechada e digital, estão sendo apresentados pela Liga dos Nordeste às empresas.
Em 2018, a final da Copa do Nordeste foi realizada em 7 de julho, durante a disputa da Copa do Mundo. Além deste motivo que tem a ver com o calendário de eventos, o SBT também desistiu de transmitir nacionalmente a partida entre Bahia e Sampaio Corrêa porque ela ocuparia o horário da novela infantil "As Aventuras de Poliana" e também do "Programa do Ratinho", produções que estão entre as principais audiências da casa e têm acordos comerciais fixos.
Para o próximo ano, uma razão contará favoravelmente aos diretores da emissora que desejam a transmissão nacional da final: o bom resultado alcançado nas afiliadas do SBT no Nordeste. Na edição de 2018 o desempenho foi bem avaliado em relação à audiência e engajamento, com média de 10,2 pontos em Salvador, 8,8 em Fortaleza e 7,3 no Recife, cidades em que os jogos chegaram a liderar audiência, ainda que em alguns casos por poucos minutos.
Lançada nesta terça-feira após reunião na sede do SBT, em São Paulo, a Copa do Nordeste terá dois grupos com oito clubes em cada e jogos às 21h45 nas terças-feiras e 16h de sábado (sujeito a alterações). Representantes de 16 clubes participantes (o Bahia esteve apenas em parte do evento) estiveram na emissora para definir detalhes da nova edição da competição, a última sob contrato de transmissão com o SBT. Também estiveram presentes Manoel Flores, diretor de competições da CBF, Alexi Portela, presidente da Liga do Nordeste, e Ciro Thomaz, presidente do Comitê do SBT Nordeste.
Gabriel Carneiro
Do UOL, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.