Topo

Sucesso na Copa, Gutierrez reencontra Gentil na Globo: 'História linda'

UOL Esporte

28/07/2018 04h00

Fernanda Gentil e Lucas Gutierrez juntos no 'É Gol'. Crédito da foto: Reprodução

O apresentador Lucas Gutierrez é um cara multitarefa, e não exatamente uma novidade na TV. Entre idas e vindas, está no SporTV há dez anos. Atualmente, ele comanda o programa "Giro da Rodada", exibido diariamente das 16h às 17h no canal esportivo.

Mas o seu grande destaque recente foi na Copa do Mundo da Rússia. Com o quadro "Fala Muito!", que misturava bom humor, jornalismo e linguagem mais próxima da internet, Gutierrez ganhou fãs e elogios nas redes sociais e de colegas – o narrador Gustavo Villani, que estava no "Troca de Passes na Copa", o considerou o grande nome da cobertura do SporTV.

Mesmo com o destaque no Mundial, muitos se surpreenderam com a escalação de Gutierrez para ancorar o "Esporte Espetacular" nas próximas três semanas, no lugar de Felipe Andreoli, na Globo. Até o próprio ainda parece não acreditar.

 

"Saber que eu estava na escala para apresentar o 'Esporte Espetacular' na ausência do Andreoli foi muito legal. A ficha só vai cair depois do primeiro programa. O que fica é a satisfação pela oportunidade e pelo reconhecimento do trabalho no SporTV, que é uma casa para mim", disse Gutierrez ao UOL Esporte.

O jornalista relembra que já passou por diversas funções na emissora, e que reencontrar Fernanda Gentil na Globo, após dez anos de apresentarem juntos um programa no SporTV, foi uma recompensa.

"Sou feliz de ter meu lugar lá dentro (do SporTV), me sinto querido. Especialmente por ter passado por tantas áreas. Fui estagiário, editor, apresentador… E todo esse caminho me trouxe até aqui. Toda a minha história no SporTV me fez um profissional mais completo, já fiz de tudo um pouco. Isso é precioso. No 'Esporte Espetacular', de bônus, ainda vou reencontrar a Fernanda Gentil. Começamos juntos, no 'É Gol!', em 2009. É uma história linda. As voltas que a vida dá…", comentou.

Ao falar sobre o início com Gentil, Gutierrez é somente boas lembranças. Em 2009, os dois deram um tom de bom humor ao 'É Gol!', que é usado como referência na atração até hoje. Em uma interessante passagem, Lucas relembra que era bem unido com a parceira.

"Eu me lembro de tudo, porque foi uma época muito marcante. Tínhamos apenas 23 anos. Era muito trabalho, mas também era muito divertido. Sempre nos demos muito bem, sempre nos entendemos, sempre rimos e brincamos muito. Eu escrevia para ela, ela escrevia para mim. Ela me massacrava quando tentávamos jogar bola! Nove meses depois de o 'É Gol' começar, eu fui fazer o 'Tá na Área', e ela foi para a Copa da África e, depois, seguiu no 'É Gol'. Nossos caminhos ficaram mais distantes, mas sempre tivemos muito carinho um pelo outro. Sempre lembramos daquele tempo de parceria com um carinho especial. Reencontrar a Fernanda depois de todos esses anos é uma evidência de como a vida pode ser surpreendente. Reencontrei uma velha amiga e não teria pessoa melhor para ter como parceira nessa nova oportunidade profissional", disse Gutierrez.

"Sempre acompanhei o 'Esporte Espetacular'. É uma referência para o jornalismo esportivo, um espaço para grandes histórias, grandes produções, com tempo para contar essas histórias", completou o apresentador.

"Fala Muito!" revelou lado ator de Gutierrez

O apresentador Lucas Gutierrez. Crédito da foto: Reprodução/SporTV

Paralelamente à carreira de jornalista, Lucas Gutierrez também é ator, com direito a estudos em Nova York (EUA). Parte desse lado foi mostrado justamente no "Fala Muito!", sempre que teve oportunidade. E isso o deixou bem orgulhoso.

"Sou ator profissional, e desde que comecei a estudar teatro me apaixonei e sempre o levei paralelamente ao jornalismo. O 'Fala Muito!' também foi muito bem-vindo nisso, em proporcionar que usássemos recursos teatrais no quadro, como pequenas cenas e intervenções. Como ator, participei da montagem de 'O Mambembe', em 2010, e depois, de 2013 a 2015, estudei atuação para cinema, improvisação e teatro experimental em Nova York. Desde que voltei para o Brasil – e ao jornalismo -, em 2015, ainda escrevi, dirigi e atuei em um curta-metragem. Durante todo o ano de 2013, toquei o projeto 'Um poema por dia', escrevendo uma poesia em cada um dos 365 dias do ano", contou.

Ainda sobre o "Fala Muito!", Lucas comentou como surgiu a ideia de fazer o quadro que deu o que falar durante o Mundial: "A ideia do 'Fala Muito!' surgiu como uma proposta de oferecer um conteúdo multiplataforma, que funcionasse na TV e na internet e misturasse várias referências. Jogamos em um liquidificador pensamento, análise, galhofa, material de arquivo, referências de cultura pop e memes. O resultado foi essa dança entre jornalismo, comédia, reflexão e show".

Por fim, Lucas afirma que pretende continuar crescendo na carreira, gostando de fazer a mistura saudável de entretenimento e jornalismo. "O plano na carreira é seguir essa jornada, essa caminhada. Meu ideal é sempre um equilíbrio entre querer e viver o momento presente. Trabalhando muito, mas sempre aberto para as surpresas e possibilidades. Focado na responsabilidade que é ser um trabalhador da comunicação. E seguir nessa jornada de arte, jornalismo, entretenimento, reflexão e descoberta", analisou Gutierrez.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL Esporte

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.