Topo

Narrador de SP diz que Luís Roberto copiou seu bordão 'sabe de quem?'

UOL Esporte

23/07/2018 19h58

O locutor esportivo Edson Callegares, que trabalha na rádio Cultura FM de Santos (SP), fez duras críticas no final de semana a Luís Roberto de Múcio, narrador da Rede Globo. O motivo: o bordão "sabe de quem?", adotado por Luís Roberto em suas transmissões nos últimos anos.

Em texto publicado no Facebook, Callegares disse usar o bordão "há mais de 30 anos" e fez duras acusações: "O Luís Roberto usou esse bordão, e jamais teve a humildade de dizer que copiou de mim".

"Como profissional, considero o Luís um dos melhores do Brasil. Tivemos uma disputa na Baixada Santista pelo Troféu Ernani Franco de Rádio como o melhor narrador esportivo da Baixada Santista. Na época, ele estava pela Rádio Cultura e eu pela Rádio Atlântica, que na época pertencia ao grupo A Tribuna. Ganhei a votação e fui eleito o melhor narrador esportivo da Baixada Santista", disse Callegares em seu desabafo, indo além.

"Nunca fomos amigos de sair juntos ou mesmo manter contatos. Mas sempre houve respeito. Mas fico triste com essa situação. Seria o mesmo que eu, sendo narrador da Globo, utilisar-se (sic) um jargão do Osmar Santos, que ainda estivesse em Marília, dizendo 'ripa na chulipa e pimba na gorduchinha'. E fizesse sucesso com isso. Seria honesto? Seria justo? Não me importo em usar o que é meu. Mas seja honesto em pelo menos dar o crédito de quem copiou. Isso é uma questão de honestidade, dignidade e justiça", acrescentou.

Apesar do tom de desabafo, Edson Callegares fez questão de elogiar o narrador da Rede Globo. "Parabéns, Luís Roberto, pelo seu trabalho. O sucessor legítimo do Galvão Bueno", destacou.

A reportagem procurou Luís Roberto através da Comunicação da Globo, que contextualizou o uso da expressão e deixou claro que "Edson foi o primeiro a utilizar". Em nota ao UOL Esporte, a emissora disse que "os dois inclusive já conversaram sobre o assunto e não há qualquer questão sobre o caso".

Confira o comunicado da Rede Globo:

"O bordão 'sabe de quem?', do narrador Luis Roberto, nasceu em uma transmissão de vôlei. Depois de um ponto, o ex-jogador e comentarista Tande perguntou ao narrador: 'Sabe de quem?', para valorizar a boa atuação do oposto Wallace, a quem a frase até hoje é associada. A expressão fez sucesso e Luis Roberto passou a utilizá-la, tempos depois, também nas transmissões de futebol. Luis Roberto conhece Edson Callegares há muitos anos e foi lembrado por colegas da coincidência entre os bordões, já que Edson foi o primeiro a utilizar a expressão, em narrações de gols do Santos. Os dois inclusive já conversaram sobre o assunto e não há qualquer questão sobre o caso."

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.