Discussão forte entre agência e Globo marcou retirada do canal da Champions
Caiu como uma bomba no mercado o resultado dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões da Uefa. Afinal, depois de quase uma década, a Globo deixará de ter os direitos para TV aberta do principal torneio de clubes do mundo nas próximas três temporadas.
Nos bastidores, uma briga entre a TEAM (agência que vende os direitos de transmissão da Champions para o mundo) e a emissora carioca se mostra como a principal causadora da desistência do canal. Segundo apurou o UOL Esporte, a Globo queria ser detentora dos direitos em TV aberta e fechada, e exigiu isso em conversas com a agência para a renovação no novo ciclo.
O problema é que a TEAM ficou revoltada com isso. A agência argumentou que venceria, nas duas plataformas, quem tivesse a melhor proposta financeira para a Uefa.
A reportagem apurou que a TEAM usou como exemplo a licitação da Conmebol para vender os direitos da Copa Libertadores da América – a confederação leva em conta outras questões, e não só a melhor proposta financeiramente.
O movimento feito pela Globo foi para tentar impedir que o Esporte Interativo renovasse os direitos de transmissão na TV paga. A estratégia foi quase idêntica ao que aconteceu em 2014, quando a Globo deixou de ceder um jogo por semana para o rival.
Na ocasião, a Turner acabara de comprar 30% do Esporte Interativo, e a Globo, vendo uma ameaça, exigiu da TEAM e da Uefa os direitos totais da Liga dos Campeões. Porém, de surpresa, o Esporte Interativo acabou comprando os direitos para TV paga. A emissora carioca tentou a mesma tática nesta conversa, mas a reação da TEAM e da entidade europeia foi outra.
Por conta dessa dissonância e de outros fatores, como o maior gasto que o canal teve nos últimos três anos para renovar os direitos da Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão, a Globo decidiu não fazer proposta para nenhuma plataforma. Cancelou até mesmo um acordo prévio que tinha com a ESPN para fazer uma proposta conjunta, acabando com os planos da emissora da Disney de ter a Champions League de volta.
Até o momento, o que se sabe é que o Facebook e o Esporte Interativo levaram os direitos, segundo informou o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, no fim do mês de junho. No entanto, ainda não se sabe como ficou a divisão dos pacotes. O anúncio oficial ainda não foi feito e não há previsão de quando irá acontecer.
Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.