Topo

Oito anos após dizer "ânimo, galera", Petkovic leva poemas e mau humor à TV

UOL Esporte

15/07/2018 04h00

(foto: reprodução/SporTV)

"Ânimo, galera, tudo vai melhorar depois da Copa 2014". Em julho de 2010, quando publicou este tweet, Petkovic não deve ter imaginado que estava criando um dos maiores virais das redes sociais. Oito anos depois, ele até levou poemas ao SporTV e se transformou em "Poetkovic", mas chamou atenção mesmo pelas tiradas ácidas e o mau humor divertido.

Quando André Rizek perguntou à bancada do Seleção SporTV se havia alguma semelhança entre a seleção francesa campeã de 1998 e a atual, que está na final da Copa da Rússia, Petkovic não pensou duas vezes antes de responder o óbvio: "Todos são franceses". O apresentador até podia ter dito que esta não era a questão, mas Pet não estava errado.

"Petkovic, qual é o sentimento que fica ao ver a Alemanha, campeã mundial, ser eliminada na fase de grupos da Copa seguinte?", questionou Rizek. "Sentimento nenhum", disse Pet. Marcelo Barreto foi outra vítima de Petkovic. "Qual vai ser o resultado do jogo entre França e Argentina?", quis saber o jornalista. "Não sei, não tenho bola de cristal", afirmou o ex-atleta.

Colegas de Petkovic no Seleção SporTV aplaudem poema (foto: reprodução/SporTV)

Em outro momento da cobertura da Copa, ele rebateu Lédio Carmona no argumento de que a final do Mundial de 1994 impôs condições difíceis aos jogadores por ter sido disputada na Califórnia e sob o forte sol de meio-dia. "E daí? Brasileiro está acostumado. Eu joguei em Moça Bonita! 50 graus em Bangu!", respondeu Petkovic.

Falando em clima quente, o do programa quase esquentou quando o sérvio discordou de Seedorf e Casagrande em um debate tático. "Eu não concordo com você, mas tudo bem", disse o holandês. O que veio a seguir foi uma resposta de Pet que muitos viram como desdém: "Não precisa". Rizek foi obrigado a intervir com um "vamos acalmar o Pet".

Ele até estava mais calmo na última quinta, 12 de julho, mas o toque de seu celular interrompeu uma discussão sobre as folgas de jogadores às vésperas de jogos importantes. "Estava desligado aqui", defendeu-se o sérvio. Rizek perguntou duas vezes o que havia sido aquilo. "Não sei", disse Petkovic, ainda parecendo aturdido.

Petkovic se assusta com toque do próprio celular (foto: SporTV/Reprodução)

Não que não tenham existido momentos de descontração envolvendo o celular de Pet. Durante o programa do dia 26 de junho, a câmera do SporTV flagrou uma selfie de Petkovic, Seedorf e Cuca. Era o ex-atleta que estava segurando o aparelho. "O pessoal no Twitter está pedindo para ver a selfie que você fez", avisou Rizek.

Para ilustrar o trabalho artístico de seu personagem "Poetkovic", o ex-jogador sérvio publicou um poema no Instagram em 20 de junho. Na ocasião, os homenageados eram os colegas de Seleção SporTV, e o pessoal se divertiu nos comentários da postagem. Leia abaixo um trecho do poema:

"Quem quiser se informar, não pode mudar de canal. A melhor Seleção da Copa está fora dos gramados. Está brilhando na TV. Time muito badalado, time muito entrosado. Tem anfitrião, também tem o convidado. Dois craques, Marcelo [Barreto] e André [Rizek], toda emissora do mundo quer. Mas eles só vestem a camisa do SporTV", escreveu.

No dia 4 de julho, Petkovic declamou um poema para a filha Inês que começava da seguinte maneira. "Vocês que estão com saudade dos poemas feitos por mim, pode ficar tranquilos que os poemas vão vir. O poeta não está morto, ressuscitou quando foi buscar a filha no aeroporto. A minha musa veio de Milão e me trouxe nova inspiração".

O texto acabou surpreendendo o youtuber Fred, do canal Desimpedidos, que participava do programa como convidado naquela noite. "Depois ela me perguntou: pai, realiza dois pedidos? Faz um poema e manda um beijo para o Fred, do canal Desimpedidos", concluiu Pet. Fred, encantado, se levantou, deu um abraço no ex-jogador e se disse honrado.

O abraço de Fred em Petkovic (foto: reprodução/SporTV)

Mas talvez o poema mais famoso tenha sido o da eliminação da seleção brasileira. Ao contrário do que seu humor ácido poderia sugerir, Petkovic encheu a equipe de Tite de elogios mesmo após a derrota por 2 a 1 para a Bélgica, nas quartas de final da Copa do Mundo. Leia um trecho:

Como é bonito ver o Brasil jogar
Mesmo perdendo, não vou deixar de parabenizar
E a luta de todos exaltar
Neste time eu vou acreditar
Falta de sorte não vou lamentar
Jogou como grande
Pressionou, chutou, 24 vezes finalizou
Somente faltou o gol acertar
E ser decisivo o nosso Neymar
Por isso não deixo de amar
Esta Copa não vamos levar
Para a próxima vou me preparar
O hexa não me escapa
Ele será nosso no Qatar
Como é bonito ver o Brasil jogar

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.