Central da Copa rasga bola e erra ao explicar tecnologia da linha do gol

Caio Ribeiro e Bárbara Lavres durante a Central da Copa
Nesta sexta-feira (15), a Central da Copa, programa da TV Globo, falou sobre as tecnologias usadas pela Fifa para analisar lances capitais dos jogos, com o VAR e o Goal-Line Technology, que define se uma bola entrou ou não no gol.
O problema é que a atração cometeu um erro. Ao tentar explicar a segunda tecnologia, o programa comandado por Tiago Leifert disse que um chip acoplado à bola enviava mensagens para uma central e definia se a bola está dentro ou não.
Para mostrar tal chip, Caio Ribeiro e Bárbara Lavres, que compõem o programa junto com Leifert e Bárbara Coelho, rasgaram uma bola oficial do torneio e mostraram o equipamento.
No entanto, o chip exibido é simples, da tecnologia NFC, que interage com o celular do dono dela e apenas serve para desbloquear conteúdos exclusivos no site da Adidas, sua fabricante.
A tecnologia usada no Mundial – e em todas as competições Fifa – na verdade é a GoalControl4D, que consiste em 14 câmeras (7 câmeras para cada baliza), que ficam conectadas em um computador central que analisa as imagens e envia um sinal para o relógio do árbitro da partida.
Nas redes sociais, os telespectadores mais atentos repararam no erro e detonaram a Central da Copa. Veja alguns tweets:
Destruíram uma bola de 600 reais pra mostrar o chip errado. Na vida eu sou o gênio que criou essa pauta. https://t.co/z99b1zISHa
— Thiago Cipriano (@thiagocipriano) 16 de junho de 2018
Os caras destruíram uma bola oficial à toa! Jesus do céu, que lambança desgraçada. Ê, Leifert ♂️♂️♂️ #CentralDaCopa
— Yves Andrade (@AndradeYves) 16 de junho de 2018
Tiago Life acaba de mentir pro povo brasileiro em rede nacional. Alguém liga pro Roberto Marinho e manda demitir
— Брено (@BreHenrique_) 16 de junho de 2018
@0CentralDaCopa
Gente esse chip aí é o NFC para o aplicativo, não tem nada a ver com a tecnologia de identificação de gol. Alô Alô #CentralDaCopa— Mateus Valentino (@mat_vale) 16 de junho de 2018