Central da Copa rasga bola e erra ao explicar tecnologia da linha do gol
Nesta sexta-feira (15), a Central da Copa, programa da TV Globo, falou sobre as tecnologias usadas pela Fifa para analisar lances capitais dos jogos, com o VAR e o Goal-Line Technology, que define se uma bola entrou ou não no gol.
O problema é que a atração cometeu um erro. Ao tentar explicar a segunda tecnologia, o programa comandado por Tiago Leifert disse que um chip acoplado à bola enviava mensagens para uma central e definia se a bola está dentro ou não.
Para mostrar tal chip, Caio Ribeiro e Bárbara Lavres, que compõem o programa junto com Leifert e Bárbara Coelho, rasgaram uma bola oficial do torneio e mostraram o equipamento.
No entanto, o chip exibido é simples, da tecnologia NFC, que interage com o celular do dono dela e apenas serve para desbloquear conteúdos exclusivos no site da Adidas, sua fabricante.
A tecnologia usada no Mundial – e em todas as competições Fifa – na verdade é a GoalControl4D, que consiste em 14 câmeras (7 câmeras para cada baliza), que ficam conectadas em um computador central que analisa as imagens e envia um sinal para o relógio do árbitro da partida.
Nas redes sociais, os telespectadores mais atentos repararam no erro e detonaram a Central da Copa. Veja alguns tweets:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.