Topo

Associação de cronistas repudia críticas de J. Pernambucano a jornalistas

UOL Esporte

01/05/2018 12h21

Reprodução/SporTV

Um comentário feito por Juninho Pernambucano durante sua participação desta segunda (30) no Seleção SporTV fez a direção de jornalismo do canal se posicionar de forma oficial através de comunicado.  Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro também se manifestou contra as falas do ex-jogador de futebol, que criticou o trabalho de setoristas de clubes no Brasil, aqueles profissionais da imprensa que cobrem o dia-dia dos times.

"A Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro (ACERJ) discorda veementemente das opiniões emitidas pelo ex-jogador e atual comentarista esportivo Juninho Pernambucano, nas quais critica a atuação de repórteres – sejam eles setoristas ou não – lançando denúncias de suposto envolvimento com dirigentes de clubes, questionando caráter e falando em 'prostituição'.

Se Juninho tem alguma acusação a fazer, que cite nomes, apresente provas e responda por isso – sem generalizar toda a classe. Este ex-jogador não tem formação jornalística para saber o que é a apuração de uma notícia e não pode tentar enlamear toda a categoria, da qual pretende ser integrante. Juninho ainda reforça seu desconhecimento na área ao tentar tratar o setorismo de clube como condição menor na classe. Reduzir a discussão à diferença salarial entre jogadores e jornalistas é ignorar a capacidade intelectual dos profissionais envolvidos. Se Juninho se expressou mal, que venha a público se explicar. Caso contrário, terá o repúdio dos verdadeiros jornalistas", diz a nota da Acerj.

O caso

No programa ao vivo, Juninho comentava os ataques da torcida do Flamengo ao clube na noite de sexta (27), quando citou a imprensa. "Matéria no sábado, o cara do UOL escreveu que os jogadores exigiram a troca de ônibus do Flamengo porque quicava. Mentira. Exige a troca porque ninguém quer sair com a bandeira do clube. Você é louco de sair com a bandeira e correr o risco de levar uma pedrada. Aí o cara irresponsavelmente porque tem relação com o dirigente, setorista, vai e põe uma pilha dessa;  Quem vê quer matar, Rizek. Os setoristas são muito piores hoje em dia. Eu sei que ganham mal, mas cada um tem o caráter que tem", disse.

A posição do SporTV

Minutos depois de Juninho Pernambucano fazer o comentário, o apresentador do Seleção SporTV André Rizek pediu a atenção de todos na bancada e dos telespectadores para fazer um comunicado oficial da direção de jornalismo do canal.

"Eu queria ler uma nota da direção de jornalismo do SporTV sobre o nosso programa. É uma nota oficial, redigita pela direção, que eu leio aqui do celular: A opinião dos comentaristas aqui neste programa e em qualquer programa do SporTV é sagrada e será sempre respeitada, mas não reflete necessariamente a opinião do SporTV. Hoje mais cedo aqui no Seleção, Juninho criticou severamente os repórteres que cobrem o dia-dia dos clubes, que são chamados setoristas no jargão jornalístico. O SporTV não concorda com a opinião e nem com a generalização. Há bons e maus profissionais. Temos mais de 30 setoristas trabalhando no grupo Globo e a eles toda a solidariedade. Muitas vezes são eles que mais sofrem com desequilíbrio e violência dos "torcedores" exatamente o alvo inicial da critica de Juninho. Isso não quer dizer que Juninho não tenha direito a ter sua opinião, que é e continuará sendo livre e é importante fazer esse registro", dizia a nota lida pelo apresentador.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.