Topo

Cuidado com a noite e preconceito. As orientações da Globo para a Copa

UOL Esporte

22/04/2018 04h00

Faltando pouco menos de dois meses para começar, a Globo está apenas aparando as arestas para a sua cobertura da Copa do Mundo, que ocorrerá na Rússia. O canal já tem tudo planejado. E quando se fala tudo, é tudo mesmo. Segundo apurou o UOL Esporte, o canal deu algumas orientações aos seus jornalistas sobre os hábitos no país-sede.

Para manter a boa convivência, o canal pediu para seus contratados tomarem alguns cuidados. A primeira delas é evitar sair à noite, tanto por conta do frio, como por causa de uma certa fama dos russos. Os hooligans da Rússia costumam provocar brigas neste horário, principalmente com estranhos. A emissora pede para que todos tomem cuidados com isso.

Além disso, a questão do preconceito é algo que preocupa. O canal orientou aos jornalistas que, se sofrerem ou virem algum ato, denunciem às autoridades competentes, e não respondam ou tentem bater de frente com o autor do ato.

Na Rússia, os homossexuais, por exemplo, são alvos de constantes protestos. Grupos LGBTs já denunciaram perseguições e até torturas sofrida por gays por lá.

Atualmente, o principal ponto que preocupa o canal é a segurança. Um esquema especial será feito por lá para que todos os funcionários fiquem seguros durante os trabalhos. A Rússia também vive um momento de tensão política com os Estados Unidos, o que fez o canal redobrar tal atenção.

O UOL Esporte entrou em contato com a Globo que, através de sua assessoria de comunicação, negou ter passado qualquer cartilha aos funcionários que irão à Rússia. A reportagem, porém, mantém as informações.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.