Topo

Torcida do Fla ataca Renê por ser feio e nordestino, detona Juninho

UOL Esporte

30/03/2018 16h11

Crédito: Reprodução/SporTV

Juninho Pernambucano fez duras críticas à diretoria e torcida do Flamengo. O comentarista do SporTV disse, nesta sexta-feira, ao "Seleção SporTV" que o clube "está uma bagunça" e acusou a torcida rubro-negra de pedir a saída do lateral Renê do time titular por ser nordestino.

No duelo contra o Botafogo, pelas semis do Carioca, Paulo Cesar Carpegiani sacou Renê, optando pela escalação do meia Everton improvisado na ala. Renê nasceu no Piauí.

Para Juninho, Carpegiani fez mudanças no time antes do clássico após pressão da torcida

"A torcida quem escalou o Vinicius Jr. Foi a torcida quem tirou o Renê. O time vai para uma semifinal precisando empatar e a torcida tira o Everton, que é decisivo, lá da ponta esquerda para improvisar na lateral porque tem que pôr o Vinicius e porque o Renê é ruim. Como o Renê chegou ao Flamengo se é ruim? Cada um tem sua característica. O Renê é feio, nordestino, e não é amigo de ninguém. O Brasil é preconceituoso e a torcida da massa é preconceituosa", disse Juninho.

"O que acontece no Flamengo é bagunça".

O Flamengo foi eliminado da competição após derrota para o Bota por 1 a 0. Na quinta-feira, o clube da Gávea anunciou a demissão de Carpegiani, do diretor executivo Rodrigo Caetano e de outros quatro profissionais.

Juninho reprovou a conduta da diretoria. Segundo o comentarista, o Flamengo não sabe lidar com uma derrota e modifica planejamentos sem qualquer estudo.

"O Flamengo perde 1 a 0 do Botafogo e manda tudo isso embora em março. Quer dizer que em janeiro ninguém viu isso [que não teriam competência]?".

"Primeiro acharam que não tinha técnico e mandou o Zé Ricardo embora. A torcida escolheu o Rueda. A torcida escrachou o Muralha, e para o lugar trouxeram o Diego Alves. O Diego leva gol que se fosse o Muralha todos iriam bater", criticou Juninho, que prosseguiu.

"O Márcio Araújo era o pior jogador do mundo, e o Cuellar era a estrela da seleção colombiana. Aí manda o Márcio Araújo embora e o Cuellar só toca pra trás. Isso tudo é precipitação da diretoria. Eles não estão com tranquilidade. Acham que o Flamengo tem que ganhar todos os jogos, que é o melhor time do mundo".

Flamengo rebate: "Desconhece a história rubro-negra"

Não demorou muito para o Flamengo se manifestar sobre as acusações do comentarista do Sportv. Em comunicado em seu site oficial, o clube lamentou as críticas de Juninho Pernambucano, citou ídolos nordestinos do passado e afirmou que o ex-jogador desconhece a história rubro-negra:.

"O Clube de Regatas do Flamengo vem a público lamentar profundamente a acusação grave e infeliz e tem certeza de que o profissional desconhece profundamente a história rubro-negra escrita por Dida, Zagallo, Junior, Nunes, Bebeto, Obina, Ronaldo Angelim, entre outros

Somos o time Mais Querido do Brasil por nossa pluralidade. Não somos uma "torcida de massa", somos uma Nação. Estamos espalhados nos 26 estados, no Distrito Federal, somos de todas as cores, credos, tamanhos e gêneros. Somos do sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. Somos do Brasil e do exterior. Somos todos, menos alguns! Na nossa arquibancada a mistura de sotaques, rostos, classe social e, tudo que forma o ser humano, estará sempre presente.

O Flamengo sempre estará à frente de todas as lutas. Seja contra o racismo, pela luta da mulher por respeito no trabalho, causas sociais e tudo que for relevante para construir um mundo melhor. Nosso DNA não combina com discriminação, muito menos com a xenofobia.

Vale ressaltar que o comentarista fez outras críticas, emitiu opiniões sobre atletas e o comando do clube. Democráticos e inclusivos que somos, respeitamos a liberdade de expressão, mas uma acusação de preconceito não podemos aceitar.

Por fim, a não utilização de Renê ou qualquer atleta do elenco restringe-se a escolhas táticas, técnicas e físicas, algo que certamente um comentarista e ex-jogador deveria saber", trouxe o comunicado.

O UOL Esporte entrou em contato com Juninho Pernambucano, que evitou comentar o comunicado do Flamengo e disse que suas declarações foram "deturpadas".

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.