Galvão abre temporada de F1 na Globo detonando novidade 'halo'
Dispositivo de proteção do cockpit formado por três barras de titânio, implantado nesta temporada para aumentar a segurança dos pilotos em caso de acidentes, o halo foi alvo de críticas de Galvão Bueno na madrugada deste domingo (25), primeira transmissão de Fórmula 1 do ano, o GP da Austrália. E não só pelo aspecto estético. O narrador da Globo teme que, em vez de aumentar a segurança, possa causar dificuldade nesse aspecto.
"Olha, é unanimidade, é horrível. Ele visa a segurança, mas eu temo por esse carro capotar, porque ele faz parte da carenagem, e para tirar o piloto lá de dentro vão ter que serrar para poder tirar. De um elemento feio, que atrapalha, que incomoda, inclusive, a visão das câmeras onboard, a visão do piloto, eu tenho medo que em um momento como uma capotagem, o carro ficando para baixo, ele mais atrapalhe, para tirar o piloto. Uma pancada, o piloto desacordado, como é que sair do carro? Mesmo ele não tendo capotado, com as rodas no solo, o piloto desacordado, como é que tira ele ali de dentro?", questionou.
Reginaldo Leme, companheiro de comentários da categoria, concordou. "Você vê que mesmo em treinamento para o piloto entrar e sair, é bem mais complicado. O piloto tem que dar praticamente um salto, muito mais alto. Agora, imagine se não puder sair por seus próprios meios", alertou.
"Vamos ficar na torcida para que isso não seja necessário, não aconteça. A segurança está acima de tudo, mas tanto que não existe um pai oficial da criança. Quando a criança não nasce muito bonita, começa a sumir o pai da criança. O Jean Todt [presidente da FIA] mandou fazer. Agora, quem desenhou? Ninguém consegue dizer quem desenhou, porque ficou tão feio", cornetou, uma vez mais, Galvão. E o narrador fez isso algumas vezes.
Após algumas voltas, voltou a reclamar da novidade. "Já imaginaram o piloto perder a consciência? Vai ter que serrar esse tal de halo. Segurança do piloto sempre acima de tudo. Veio a ordem do Jean Todt, não existe o pai da criança, ninguém assina o desenho, o projeto e ficou esse monstrengo no carro de Fórmula 1."
O GP da Austrália ocorreu com tranquilidade, sem nenhum acidente. O safety car foi acionado, no entanto, após o carro de Romain Grosjean parar no meio da pista e precisar ser guinchado. Sebastian Vettel se aproveitou do momento, foi para os boxes e assegurou a vitória na primeira prova da temporada da Fórmula 1.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.